Página interna do portal
Seção de conteúdo
TSE fornece canal para denunciar desinformação eleitoral
Informações são enviadas para análise de equipe interna
O ano de Eleições Gerais gera alto fluxo de informações, o que demanda atenção e cuidado por parte do eleitorado e da Justiça Eleitoral. Para combater a desinformação e disseminação de notícias falsas, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibilizou o Sistema de Alertas de Desinformação Eleitoral (SIADE) nos sites da Justiça Eleitoral (JE) de todos os estados do Brasil.
A página é um canal anônimo para denunciar conteúdos falsos, enganosos ou fora de contexto que afetem a integridade do processo eleitoral e desequilibre o pleito.
As demandas são conferidas por uma equipe interna do TSE, que analisa as informações e as enviam às plataformas digitais que, posteriormente, avaliam a violação de suas regras. Os casos com indícios de crime ou infração administrativa eleitoral, também são enviados aos órgãos competentes.
Denúncias
O sistema recebe os seguintes tipos de denúncias: desinformação que atinge a JE, desinformação que atinge membros, servidores e colaboradores da JE e do Ministério Público Eleitoral (MPE), ameaça e incitação à violência contra integrantes ou o patrimônio da JE e do MPE, comportamento ou discurso de ódio e discriminação, desinformação para impedir ou desestimular o voto, apropriação indevida da identidade da JE e disparo em massa de mensagens eleitorais no WhatsApp.
É importante esclarecer que o SIADE não recebe denúncias de notícias falsas contra pessoas candidatas ou partidos políticos. Neste caso, o canal a ser utilizado é o mesmo voltado para denunciar propaganda eleitoral irregular, ou seja, o App Pardal. Clique e baixe o app: iOS / Android.
Como registrar um alerta
Para registrar a desinformação vista na internet, é necessário preencher um formulário disponível no SIADE. É fundamental enviar as seguintes informações:
-
Plataforma onde viu o conteúdo;
-
o link da publicação;
-
se o conteúdo já foi analisado por alguma agência de checagem;
-
dar detalhes do conteúdo e da motivação que é visto como enganoso;
-
captura de tela que permita reconhecer e entender a publicação.

Estagiária: Natália Sarturi (Supervisão Nara Assis)
#ParaTodosVerem: A imagem apresenta uma peça institucional do Sistema de Alertas de Desinformação Eleitoral (SIADE), com o destaque “Ajude a proteger a democracia” e a mensagem sobre a importância da participação no combate à desinformação e no fortalecimento da confiança nas eleições. O material traz ilustrações relacionadas à democracia, informação e combate às fake news, além do botão “Registre um alerta” e dos logotipos das Eleições 2026 e do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT).