TRE-MT participa do 16º Simulado Nacional de Hardware
Principal objetivo é verificar o desempenho de todos os modelos de urna eletrônica atualmente operacionais

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) participará do 16º Simulado Nacional de Hardware, no período de 22 de setembro a 09 de outubro de 2025. O objetivo é verificar o desempenho de todos os modelos de urna eletrônica atualmente operacionais, identificar eventuais inconsistências e assegurar a conformidade técnica exigida para o pleno funcionamento do sistema de votação.
A execução baseia-se na seleção de urnas operacionais, preparação (inseminação da carga) e votação, simulando um dia de eleição, programado para ocorrer no dia 21 de setembro. Dessa forma, do ponto de vista de hardware, é possível reproduzir todo o caminho percorrido por uma urna até a conclusão do processo de votação.
Para alcance do melhor resultado, a participação de todos os Regionais é imprescindível. No caso do TRE-MT, o quantitativo mínimo a ser submetido ao simulado é de 384 urnas eletrônicas, sendo 11 do modelo UE2013, 53 do UE2015, 75 do UE2020 UEFI Atual, 75 do UE2020 UEFI Atualizada, 85 do UE2022 UEFI Atual, 85 UE2022 UEFI Atualizada. No total, em todo o Brasil, serão 22.291 urnas eletrônicas participantes do 16º Simulado Nacional de Hardware, sendo que cada quantitativo mínimo representa 4% do total do parque de cada TRE.
A despeito da meta estipulada, o Tribunal Superior Eleitoral recomenda que os Regionais testem o máximo de urnas possível, em especial a UE2013, respeitada a capacidade operacional e o período estipulado para os testes. Orienta, ainda, que seja feito o maior número de habilitações biométricas possível, observado um mínimo de 100 habilitações por urna eletrônica.
O coordenador de Sistemas Eleitorais e Logística de Eleições do TRE-MT, Salomão de Souza Fortaleza, explica que o setor está no aguardo da liberação dos softwares para o simulado. “Esta etapa está prevista para ocorrer no próximo dia 19. Neste momento, a Seção de Voto Informatizado (SVIN) já mobilizou a equipe que vai preparar e a equipe que vai executar a votação. Para esse quantitativo de urnas, utilizaremos os servidores, servidoras, colaboradores e colaboradoras da Coordenadoria de Sistemas Eleitorais e Logística de Eleições para participar da votação. Eventualmente, solicitamos mais servidores e servidoras do Tribunal”.
O chefe da Seção de Voto Informatizado do TRE-MT, Julceir Reginaldo Ramos, detalha que a data da eleição do simulado é estipulada para 21/09, mas, como são muitas urnas para a realização da votação e testes, o procedimento é realizado ao longo de uma semana. “A gente divide e escolhe uma semana para fazer votação porque a gente tem um período estipulado pelo TSE. Então, se eu for votar hoje eu dou carga na urna com a data de 21/09, ou seja, vamos controlando a carga da urna para que conste a data de 21/09 no dia de votação”. Ele reforça, ainda, que todos os procedimentos têm os prazos a serem seguidos, sendo que as transmissões dos resultados do Simulado devem ser incluídas até o dia 09 de outubro.
Além da análise do hardware, o evento também se consolidou como instrumento de teste de outros componentes do processo eletrônico de votação, como o ecossistema da urna e a integração entre os demais sistemas envolvidos. A conclusão do relatório de avaliação está prevista pelo TSE para dia 06 de novembro deste ano.
Jornalista: Nara Assis
#PraTodosVerem: A imagem mostra uma urna eletrônica da Justiça Eleitoral posicionada sobre uma mesa. O equipamento exibe o teclado numérico com botões coloridos — branco, corrige e confirma — em destaque, e ao fundo é possível ver outras urnas alinhadas.