Eleitores do Nico Baracat comemoram novo local de votação com mutirão para transferências
Ação começa nesta quarta-feira (17) e prossegue até sexta-feira (19), das 8h às 13h, nas dependências da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Professora Lidiolíria Santana, localizada na Avenida Principal

O bairro Loteamento Residencial Nico Baracat será atendido pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) com vários serviços ao cidadão. O atendimento acontece de quarta-feira (17) a sexta-feira (19), das 8h às 13h, na EMEB Professora Lidiolíria Santana, agora estabelecida como local de votação pela Justiça Eleitoral. O foco da ação são as transferências de títulos, uma vez que a escola passa a abrigar seções eleitorais.
Local de votação é onde está instalada a seção eleitoral, na qual a eleitora ou o eleitor vota. A expressão se refere, portanto, à sala que contém a urna eletrônica, a cabine de votação e a mesa receptora de votos, composta por mesárias e mesários nomeados pela juíza ou pelo juiz eleitoral.
Para o mutirão no Nico Baracat, a Justiça Eleitoral vai oferecer também outros serviços, como cadastramento biométrico, alistamento eleitoral (primeiro título), revisão e emissão de segunda via do título de eleitor, além da guia para recolhimento de multa eleitoral.
“É uma escola nova, inaugurada em dezembro de 2024. Após solicitação da própria comunidade, o Juízo Eleitoral da 55ª Zona criou seções eleitorais para facilitar a vida dos eleitores do loteamento, que antes precisavam se deslocar até o vizinho Osmar Cabral para exercer o direito ao voto”, explica o chefe do Cartório Eleitoral da 55ª ZE, Wilhiano Souza e Silva.
A presidente da Associação de Moradores do Loteamento Residencial Nico Baracat, Benedita Paixão de Almeida, comemora a novidade e afirma estar empenhada em mobilizar a comunidade para que as transferências sejam realizadas durante o mutirão. “Já mandei mensagens nos grupos de WhatsApp do bairro e dos bairros vizinhos, informando sobre os serviços do mutirão. Estamos mobilizando toda a comunidade para que aproveite essa oportunidade em que a Justiça Eleitoral vem até o eleitor. Vai facilitar nossas vidas porque o local de votação agora é no próprio bairro”, relata, empolgada.
Nico Baracat
O Nico Baracat é um residencial do Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV), do governo federal, composto por quatro etapas. O contingente populacional no loteamento elevou o residencial à condição de bairro. Fundado há seis anos, o conjunto habitacional reúne um total de 1.264 casas, onde vivem quase 5 mil pessoas. Vizinho ao bairro Osmar Cabral, o residencial é cercado pelos bairros Mirante do Parque, Cinturão Colina Verde, Vila Cuiabá e Jardim Liberdade.
Para esta ação, o Cartório Eleitoral da 55ª Zona levará ao bairro toda a estrutura necessária para o atendimento, com cinco servidores e cinco kits biométricos. Cada kit é composto por computador portátil, scanner para coleta da biometria, câmera digital, pad para assinatura e cases para ambientação e transporte dos equipamentos. Os itens são padronizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e permitem que o eleitor saia do mutirão já com o título eleitoral em mãos e a orientação para baixar o título digital (com foto), por meio do aplicativo e-Título.
Para ser atendido, basta levar documento oficial com foto e comprovante de endereço, que podem ser apresentados na versão física ou digital. Não é necessário votar no local ou morar no município: a regularização pode ser feita independentemente da cidade onde o eleitor vota.
A ação integra a campanha Biometria 100%, coordenada pela Corregedoria Regional Eleitoral (CRE), que tem o objetivo de elevar a cobertura biométrica no Estado, em 2025, para no mínimo 98%.
Jornalista:Anderson Pinho
#PraTodosVerem – A imagem mostra a entrada da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Professora Lidiolíria Santana, em Cuiabá. O prédio tem fachada verde e branca, com portão de grade metálica na entrada. Acima, há uma placa com o nome da escola e o brasão da Prefeitura de Cuiabá. Na lateral do portão, um banner amarelo da Justiça Eleitoral está afixado, trazendo informações sobre o mutirão eleitoral para cadastramento biométrico. O ambiente transmite aspecto organizado e moderno, com parte do prédio e janelas visíveis ao fundo.