TRE-MT debate aprimoramento da gestão de cargos e funções comissionadas

Auditoria Interna aponta ajustes em registros de cargos e funções no TRE-MT; Presidência acolhe recomendações e define prazo de 30 dias para correções, reforçando transparência e governança.

TRE-MT debate aprimoramento da gestão de cargos e funções comissionadas

Em um movimento contínuo de aprimoramento da gestão interna e reforço da transparência, o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) avaliou seu processo de registro e concessão de funções comissionadas (FC) e cargos em comissão (CJ). O trabalho, parte do Plano Anual de Atividades de Auditoria Interna (PAA 2025), identificou oportunidades de melhoria e resultou em recomendações que já foram acolhidas pela Presidência. A reunião foi realizada nesta quinta-feira (11.09). 

  

"A gestão transparente e eficiente é um pilar da nossa administração. O trabalho da auditoria interna é fundamental para identificarmos pontos de melhoria e garantirmos que nossos registros e sistemas operem com a máxima precisão e em total conformidade com a legislação. As recomendações serão analisadas profundamente, e já determinei a adoção das medidas necessárias, reforçando nosso compromisso com a otimização dos recursos públicos e a excelência dos serviços prestados à sociedade", afirmou a Ppresidente do TRE-MT, desembargadora Serly Marcondes.  

 

O trabalho da Auditoria teve como objetivo principal avaliar a gestão de riscos e os controles internos do processo, visando garantir a total conformidade dos registros com a realidade funcional e normativa do Tribunal. A auditoria ainda destacou a necessidade de padronização nos lançamentos do sistema, a constatação de certidões vencidas de alguns ocupantes de cargos e a publicação de relatórios de substituição fora do prazo regimental em 61% dos meses analisados (janeiro/2024 a junho/2025). 

  

O Coordenador de Auditoria Interna do TRE-MT, Daniel Taurines, explicou o propósito e os desdobramentos do trabalho. "No encerramento da auditoria, apresentamos um diagnóstico completo sobre cargos em comissão e funções de confiança registrados no Sistema de Gestão de Pessoas. Identificamos oportunidades importantes de melhoria que vão modernizar nossos processos. A Presidência acolheu integralmente nossas recomendações e estabeleceu um cronograma de 30 dias para implementação. O objetivo é claro: garantir que nossos sistemas reflitam com precisão a estrutura funcional do Tribunal. É um trabalho técnico, mas fundamental para fortalecer nossa governança e transparência", explicou Taurines. 

 

Com a determinação da Presidência, a Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) tem agora a responsabilidade de implementar as correções no prazo de 30 dias, assegurando que o Tribunal siga fortalecendo seus mecanismos de controle e governança. 

 

Daniel Dino 

Assessoria TRE-MT 

#descriçãodaimagem: Reunião no gabinete da Presidência com a equipe da Auditoria Interna, Secretaria de Gestão de Pessoas, e Assessoria Jurídica.   

ícone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Ícone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento: Dias úteis - 7h30 às 13h30.