Justiça Eleitoral avalia planejamento estratégico e plano de contratações para 2026
Reunião contou com a participação da Presidência, juiz auxiliar da Presidência, direção-geral, secretarias e assessorias, e definiu diretrizes para o uso eficiente do orçamento 2026

A gestão do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) reuniu-se nesta quinta-feira (11.09) para tratar do planejamento estratégico institucional e do plano de contratações de 2026. O foco central foi garantir a melhor utilização dos recursos públicos, por meio de um alinhamento entre as áreas administrativa, orçamentária e de governança do tribunal.
“O orçamento para contratações ao longo do ano é reduzido, envolve o Estado inteiro, e por isso precisa ser muito bem planejado e executado para que a Justiça Eleitoral mantenha-se célere e eficiente”, destacou a presidente do TRE-MT, desembargadora Serly Marcondes Alves.
A previsão de gastos para 2026 é de R$ 34,6 milhões, englobando todos os contratos da Justiça Eleitoral em Mato Grosso, desde terceirizações, segurança da informação e ferramentas de comunicação até serviços de limpeza, aquisição de bens, locação de imóveis, reformas, climatização, saúde dos servidores, telecomunicações, material de expediente e capacitações.
O juiz auxiliar da Presidência, Luís Aparecido Bortolussi Júnior, reforçou a necessidade de alinhar o planejamento estratégico com a execução orçamentária. “Cada recurso precisa ser pensado de forma responsável, pois dele depende não apenas o funcionamento diário do tribunal, mas também a realização das eleições, que exigem uma logística complexa e de grande alcance”, observou o magistrado.
Para o diretor-geral, Mauro Diogo, o encontro teve caráter colaborativo, envolvendo todas as áreas administrativas da instituição. “Foi uma oportunidade de reunir diferentes visões e experiências para construir um plano realista, capaz de responder aos desafios da gestão pública e garantir qualidade na entrega dos serviços à sociedade”, avaliou.
Estratégia
Além do plano de contratações, o encontro também abordou o planejamento das ações estratégicas do tribunal para os próximos anos, contemplando um plano específico para as Eleições 2026. Foram discutidas iniciativas voltadas à sustentabilidade ambiental, inovação tecnológica, fortalecimento da liderança colaborativa, simplificação da linguagem institucional, gestão de riscos e aprimoramento dos processos internos.
A participação de representantes de todas as secretarias e assessorias reforçou o caráter integrado da reunião. A ideia é que cada unidade contribua de forma ativa para a construção de uma gestão mais moderna, transparente e próxima da sociedade.
Daniel Dino
Assessoria TRE-MT
#descriçãodaimagem: Reunião na Presidência do TRE-MT. Mesa com a presidente ao centro, desembargadora Serly Marcondes, secrtários e assessores nas demais posições.