Duas escolas de Aripuanã recebem mutirões com foco no eleitorado jovem
Ações também atenderão professores das unidades escolares e moradores dos bairros e entorno

Duas escolas da rede estadual de Aripuanã receberão mutirões da Justiça Eleitoral nesta e na próxima semana. Os serviços terão início nesta terça-feira (22.10) e seguirão até o dia 31 deste mês. O objetivo é, além de intensificar o cadastro biométrico, contemplar o eleitorado jovem. As duas escolas somam cerca de 600 estudantes do Ensino Médio.
De terça-feira (22.10) a sexta-feira (24.10), os atendimentos ocorrerão na Escola Estadual São Francisco de Assis, das 8h às 11h e das 13h às 17h. A unidade educacional fica na Rua Comendador Manoel Pedro de Oliveira, no bairro Centro.
Já entre os dias 29 e 31 de outubro, o mutirão será na Escola Estadual Professor Elídio Murcelli Filho, localizada na Avenida Tiradentes, bairro Cidade Alta. O horário também será das 8h às 11h e das 13h às 17h. Somando as duas escolas, são aproximadamente 600 estudantes matriculados.
O edital para realização dos mutirões está assinado pela juíza da 11ª Zona Eleitoral, com sede em Aripuanã, Rafaella Karlla de Oliveira Barbosa, e descreve que serão realizados os serviços de alistamentos (1º título eleitoral), revisões, transferências, emissão de segunda via e cadastramento biométrico. O documento também preconiza que eleitores e eleitoras atendidos nestas ações poderão comprovar o domicílio eleitoral no município de Aripuanã, nos casos necessários, por declaração de residência firmada pelo eleitor(a) no momento do atendimento.
Além disso, não haverá dispensa das multas eleitorais, devendo as operações que dependam de quitação de multa serem colocadas em diligência, para o recolhimento em até cinco dias, sob pena de indeferimento posterior, nos termos do art. 10, parágrafo único, c/c art. 11, do Provimento nº 05/2021 da CRE/MT.
Segundo a chefe de cartório da 11ª Zona Eleitoral em substituição, Gissilaine de Alcantara Oliveira, além do cadastro biométrico, a intenção é focar no eleitorado jovem. “Mas, como os atendimentos ocorrerão o dia todo, apenas com intervalo para o almoço, os mutirões são abertos para a população dos bairros onde as escolas estão localizadas e do entorno”, explica.
Para cadastrar a biometria, basta apresentar um documento oficial com foto. No caso de regularização de título e mudança de endereço, também é necessário levar um comprovante de residência atualizado. Homens maiores de 18 devem mostrar o comprovante de quitação militar para tirar o primeiro título.
Jornalista: Nara Assis
#PraTodosVerem: A imagem mostra dois prédios escolares com o título “Mutirões em Aripuanã” no topo. À esquerda, aparece a Escola Estadual Prof. Elídio Murcelli Filho, e à direita, a Escola Estadual São Francisco de Assis. O fundo é azul, com faixas curvas em tons mais escuros na parte inferior.