Justiça Eleitoral mobiliza atendimento em Sinop durante “Mutirão de Perícias Médicas” do INSS
Ação ocorrerá neste sábado (6) e domingo (7), das 7h às 17h

O cartório da 22ª Zona Eleitoral, com sede em Sinop (a 521 km de Cuiabá), vai oferecer atendimento ao eleitor durante a realização do “Mutirão de Perícias Médicas”, organizado pela agência municipal do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A ação ocorrerá neste sábado (06) e domingo (07), das 7h às 17h, nas dependências da Agência de Previdência Social (APS), localizada na Avenida das Figueiras, 1537, Setor Comercial.
No mutirão, serão ofertados os serviços essenciais da Justiça Eleitoral, como alistamento eleitoral (confecção do primeiro título), transferência, revisão de dados cadastrais, emissão de segunda via do título de eleitor e de guias para pagamento de multas eleitorais, além do cadastramento biométrico, que é o foco das ações do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT).
“O cartório foi convidado a participar do evento pela própria Agência. Com isso, a Justiça Eleitoral poderá coletar a biometria desses eleitores que buscam algum auxílio do instituto. A pessoa que procura manter ou acessar os benefícios junto ao INSS precisa ter seus dados biométricos em dia”, declarou o chefe de Cartório da 22ª Zona Eleitoral, Wedson Marques do Amaral.
A iniciativa busca facilitar o acesso de eleitores e eleitoras aos serviços eleitorais, alcançando a população em locais estratégicos, com grande circulação. Também faz parte da campanha “Biometria 100%”, coordenada pela Corregedoria Regional Eleitoral (CRE-MT), para ampliar a cobertura biométrica no estado em 2025. A meta é alcançar um índice pelo menos 98%.
Dentro de um universo de 142 municípios, Sinop é o 47º no ranking de cobertura biométrica em Mato Grosso. O município conta com 96,05% do eleitorado com biometria, totalizando 114.082 pessoas com as digitais cadastradas, dentro de um total de 118.768 indivíduos aptos a votar. Enquanto isso, 3,95% dos(as) eleitores(as) ainda não realizaram o cadastramento biométrico, o que equivale a 4.686 pessoas.
Para receber atendimento da Justiça Eleitoral, é necessário levar documento oficial com foto, em versão física ou digital, e comprovante de endereço atualizado. Em caso de alistamento eleitoral para homens maiores de 18 anos, também é preciso apresentar o comprovante de quitação militar.
Estrutura
Para atender à população, estarão disponíveis dois servidores da Justiça Eleitoral por turno, totalizando oito profissionais durante o fim de semana. O cartório dispõe de toda a estrutura necessária para atender os eleitores. Cada servidor utiliza um kit biométrico, que contém computador portátil, câmera digital, scanner para coleta biométrica, pad para assinatura e case para ambientação e transporte dos equipamentos.
Mutirão de Perícias Médicas
O Mutirão de Perícias Médicas é uma realização da Agência da Previdência Social (APS) de Sinop. O objetivo é diminuir o tempo de espera dos segurados durante a etapa de perícias médicas. No geral, a etapa conta com um médico perito, que analisa os laudos, exames e receitas, a fim de avaliar o quadro de saúde de quem busca os benefícios. A análise também conta com uma avaliação física e uma entrevista.
Estagiária: Laís Guilherme (supervisão do jornalista Anderson Pinho)
Crédito da imagem: Só Notícias
#PraTodosVerem: A imagem mostra a fachada da Agência do INSS com portões brancos. A construção tem paredes com pequenos quadrados brancos de cerâmica e um letreiro em azul com as palavras “PREVIDÊNCIA SOCIAL”. Em frente ao prédio, há uma bicicleta azul encostada no portão e uma pessoa falando pelo Telefone de Uso Público (TUP).

