Comunidades de Cangas, Chumbo, Carrijo e Posto 120, em Poconé, recebem mutirões eleitorais

Ações, que ocorrerão entre os dias 21 e 24 de outubro, buscam 233 eleitores sem biometria

Comunidades de Cangas, Chumbo, Carrijo e Posto 120, em Poconé, recebem mutirões eleitorais

Quatro localidades de Poconé (a 104 km de Cuiabá) serão atendidas em mutirões que serão realizados pelo cartório da 4ª Zona Eleitoral, visando o cadastramento biométrico. As ações ocorrerão no Distrito de Cangas e nas comunidades de Chumbo, Carrijo e Posto 120, entre os dias 21 e 24 de outubro. Além da biometria, serão oferecidos os serviços de alistamento eleitoral (primeiro título), revisão de dados cadastrais, transferência de domicílio, emissão de segunda via e de guia para recolhimento de multa eleitoral. A Justiça Eleitoral está em busca de 233 eleitores nessas comunidades que ainda não fizeram a biometria.

Os atendimentos começam pelo distrito de Cangas (a 22 km da sede do município), abrindo os mutirões na terça-feira (21), na Escola Estadual “Dom Francisco de Aquino Correa”. Na quarta-feira (22), as ações ocorrerão na Escola Municipal “Nossa Senhora Aparecida”, na Comunidade de Chumbo, e, na quinta-feira (23), no Posto 120, com ações na Escola Estadual “Antonio Garcia”. E, fechando esse ciclo de mutirões na zona rural de Poconé, os atendimentos serão na Escola Municipal “Alegre II”, na comunidade de Carrijo. Apenas na comunidade de Chumbo, o atendimento será das 12h às 16h; nas demais, será sempre no horário das 9h às 17h.

Para atender à população eleitora, o cartório levará toda a estrutura necessária para o atendimento, com servidor da Justiça Eleitoral e kit biométrico, composto por computador portátil, scanner para coleta da biometria, câmera digital, pad para assinatura e case para transporte e ambientação dos equipamentos. A ação integra a campanha Biometria 100%, por meio da qual o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) busca ampliar o cadastramento biométrico para, no mínimo, 98% do eleitorado estadual em 2025.

A realização de mutirão nas quatro localidades da zona rural de Poconé conta com a parceria da Prefeitura Municipal em uma cooperação técnica, visando o fornecimento de internet, transporte de servidores e de outros dois colaboradores para auxiliar no atendimento ao eleitor. “A gente espera que a população eleitora compareça aos mutirões porque fizemos uma divulgação muito boa pelo WhatsApp, conclamando o eleitor para aproveitar essa oportunidade”, informou a chefe do cartório da 4ª Zona Eleitoral, Mayra Caceres Barbosa de Oliveira.

Com 96,25% de cobertura biométrica, Poconé está bem próximo de alcançar a meta da campanha coordenada pela Corregedoria Regional Eleitoral de Mato Grosso (CRE-MT). A Justiça Eleitoral já conseguiu fazer a coleta biométrica de 23.823 eleitores dentro de um universo de 24.749 pessoas aptas a votar. No município, 926 pessoas no total ainda não fizeram a biometria, o equivalente a 3,74%.

Para receber atendimento, basta levar um documento oficial com foto, que pode ser apresentado na versão física ou digital. No mutirão, o eleitor ou a eleitora já sai com o título em mãos e recebe orientação para baixar o título digital (com foto) por meio do aplicativo e-Título. Em casos de transferência ou mudança de domicílio, é necessário apresentar um comprovante de endereço. Qualquer eleitor ou eleitora pode ser atendido em mutirões ou ações da Justiça Eleitoral em qualquer parte de Mato Grosso — não é necessário votar no local ou residir na cidade onde a ação é realizada.

Biometria

A biometria é um processo de identificação por meio das impressões digitais, coletadas e armazenadas pela Justiça Eleitoral. É pessoal e intransferível, garantindo que cada eleitor vote apenas uma vez e evitando que alguém se passe por outra pessoa no momento da votação.

No dia da eleição, o eleitor coloca o dedo no leitor biométrico para confirmar sua identidade e, em seguida, é liberado para votar na urna eletrônica. Além das digitais, o cadastro biométrico atualiza outros dados pessoais e a foto do eleitor, aumentando a segurança e reduzindo fraudes, como o voto múltiplo ou o uso de títulos de terceiros.

A biometria eleitoral representa um avanço tecnológico que fortalece a segurança e a inclusão no processo de votação. Ela impede duplicidade no cadastro, assegura a autenticidade do eleitor, garante agilidade na identificação, reduz filas, otimiza o tempo de votação, promove acessibilidade e aumenta a confiabilidade dos resultados das eleições.

Jornalista Anderson Pinho

#PraTodosVerem - A imagem mostra a fachada de uma escola em um dia nublado. O nome da escola, visível em um toldo azul na entrada, é "Escola Estadual Dom Francisco de Aquino Correa". A entrada principal é moderna, com paredes brancas e detalhes azuis. Em frente à escola há uma rua não pavimentada, de terra, com algumas galinhas e galos andando pela área e na rua. No fundo, é possível ver árvores, vegetação e algumas casas simples.

ícone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Ícone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento: Dias úteis - 7h30 às 13h30.