Município de Colniza vai auxiliar a Justiça Eleitoral a chegar até os eleitores sem biometria

Corregedor Regional Eleitoral, desembargador Marcos Machado, e o prefeito municipal Milton de Souza Amorim conversaram sobre estratégias capazes de alcançar o eleitorado

Município de Colniza vai auxiliar a Justiça Eleitoral a chegar até os eleitores sem biometria

O desembargador Marcos Machado, corregedor Regional Eleitoral e vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), recebeu nesta quarta-feira (15) o apoio do Município de Colniza (a 1.054 km de Cuiabá) para ampliar o cadastramento biométrico da Justiça Eleitoral. O magistrado e o prefeito municipal, Milton de Souza Amorim (União Brasil), discutiram estratégias para alcançar o eleitorado e sobre como a Prefeitura pode colaborar com esse trabalho. 

“Pegar um índice como o de Colniza e elevá-lo é muito importante para a Justiça Eleitoral, porque cria, entre juízes e servidores — e até entre os próprios prefeitos —, uma disputa saudável para alcançar os objetivos da campanha, que é melhorar os índices de cobertura biométrica. A Justiça Eleitoral sozinha não é capaz de chegar ao eleitor. Por isso, é necessária a parceria e o envolvimento dos municípios, das câmaras de vereadores e da própria sociedade nessa iniciativa”, afirmou o desembargador Marcos Machado.

Segundo a Coordenação da Campanha Biometria 100%, o índice de cobertura biométrica em Colniza é de 68,27%, o que representa um eleitorado de 12.921 pessoas. O município ocupa a 139ª posição entre os 142 do Estado. O número de eleitores e eleitoras sem biometria é considerado elevado — cerca de 6.005 pessoas, o correspondente a 31,73%. Em Colniza, são 18.926 pessoas aptas a votar.

Município de Colniza vai auxiliar a Justiça Eleitoral a chegar até os eleitores sem biometria 2

Entre as possibilidades levantadas na reunião está a presença da Justiça Eleitoral no 9º Encontro da Mulher Rural, evento realizado pela Secretaria Municipal de Agricultura e que reúne cerca de duas mil pessoas. O encontro está marcado para este domingo (19), a partir das 8h, na quadra esportiva coberta, ao lado do Centro Cultural do município. Durante o evento, será realizada a Feira de Artesanato das Mulheres Rurais, com exposição e venda de produtos oriundos da agricultura familiar. 

“É uma oportunidade de encontrar eleitores que ainda não fizeram a biometria. O evento é voltado à produtora rural, que tira o seu sustento da floresta pelo artesanato. É também um dia de lazer e congraçamento entre as mulheres que vivem da agricultura familiar. Outra possibilidade são mutirões em áreas afastadas da sede do município, que, pela distância, dificultam o acesso dos eleitores até o posto eleitoral”, afirmou o prefeito Milton de Souza Amorim. 

De acordo com o gestor, mutirões nas escolas podem ser outro caminho para a Justiça Eleitoral chegar até os eleitores em áreas de difícil acesso ou distantes. Ele citou o caso da comunidade de Guariba, que fica a 150 km da sede e possui um contingente de 831 eleitores sem biometria. “Há outras localidades, mas essa é a mais importante. Nossa estratégia é atuar em duas frentes: mutirões em áreas mais distantes e participação em locais de grande concentração de público na área urbana”, concluiu. 

O presidente da Câmara de Colniza, vereador Oseia Pereira Guedes (União Brasil), colocou o Legislativo Municipal à disposição como ponto de apoio para a realização do atendimento da Justiça Eleitoral. “A gente pode ceder o espaço e até servidores, para que, junto com o pessoal da Justiça Eleitoral, consigamos auxiliar na campanha. Temos um espaço suficiente para receber esse público e, a partir do momento em que você desvincula da Justiça Eleitoral e traz para dentro da Câmara Municipal, tudo facilita para que o cidadão possa vir”, enfatizou o parlamentar. 

O assessor de Comunicação Social do TRE-MT, jornalista Daniel Dino, expôs formas de parceria com o município, como o fornecimento de material gráfico e virtual, além de spots que podem ser veiculados em rádios ou serviços de som em carro ou moto. “Utilizamos essa estratégia em vários eventos de grande porte e mutirões pelo interior do Estado. Em um único evento, conseguimos fazer mais de 300 atendimentos usando só o carro de som como estratégia. Há outras estratégias, como a colaboração nas redes sociais e o envio de material institucional para o site das prefeituras”, afirmou. 

A reunião contou com a participação da procuradora-geral do Município, Norma Maria Franck; do coordenador da CRE-MT, Breno Gasparoto; e do assessor Paulo Henrique Peres Xavier, da Seção de Orientação e Apoio às Zonas Eleitorais da CRE-MT. 

Lançada em julho deste ano, a campanha Biometria 100%, coordenada pela Corregedoria Regional Eleitoral de Mato Grosso (CRE-MT), tem o objetivo de ampliar a cobertura biométrica no Estado, em 2025, para no mínimo 98%. 

Jornalista:Anderson Pinho 

#PraTodosVerem – A imagem apresenta seis pessoas que posam para uma foto em uma sala de reuniões. Todos estão em pé, lado a lado, vestidos formalmente — os homens de terno ou camisa social e a mulher de blusa clara e calça escura. Entre as pessoas estão o corregedor Regional Eleitoral e o prefeito de Colniza. O ambiente tem piso de mármore preto, móveis de escritório, quadros nas paredes e janelas com persianas ao fundo.

ícone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Ícone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento: Dias úteis - 7h30 às 13h30.