Cartório eleitoral de Campo Verde inicia atendimento noturno com horário ampliado para alcançar biometria
No período de 29 de outubro a 29 de novembro, o horário de funcionamento será das 7h30 às 19h para oportunizar o público jovem, que trabalha ou estuda durante o dia

O eleitorado de Campo Verde (a 136 km de Cuiabá) terá mais tempo para fazer a biometria ou regularizar a situação junto à Justiça Eleitoral no município. O cartório da 12ª Zona Eleitoral vai ampliar o horário de atendimento ao público entre os dias 29 de outubro e 29 de novembro de 2025 para o horário das 7h30 às 19h. Hoje, esse atendimento vai das 7h30 às 13h30, como nos demais cartórios e postos eleitorais em Mato Grosso.
A iniciativa visa atender às diretrizes da campanha “Biometria 100%”, coordenada pela Corregedoria Regional Eleitoral de Mato Grosso (CRE-MT), que estabeleceu a meta de, no mínimo, 98% de cobertura biométrica no estado em 2025. O pedido para ampliação do horário, de segunda a sexta-feira, foi feito pelo juiz André Barbosa Guanaes Simões, da 12ª Zona Eleitoral, prontamente atendido pela Presidência do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT).
O chefe do cartório da 12ª ZE em substituição, Fernando Ceccato, disse que a Zona Eleitoral sentiu a necessidade de adotar o horário estendido em virtude de apelos feitos por eleitores quando contatados por WhatsApp pela equipe do cartório eleitoral. “Vários eleitores colocavam o horário de atendimento como um impeditivo para fazerem a biometria ou a regularização do título, manifestando-se dispostos a virem até o cartório diante de um eventual atendimento no período da noite. Agora isso será possível”, relatou.
Fernando reforça que parte do eleitorado em Campo Verde fez o primeiro título, de forma digital, entre os anos de 2020 e 2022, em plena pandemia de Covid-19, quando os cartórios permaneceram fechados. “O público jovem que fez o título pela internet ou pelo aplicativo e-Título naqueles anos hoje já está na universidade ou no mercado de trabalho. É nesse público, na faixa etária dos 19 aos 25 anos, que o nosso trabalho está focado”, completa o servidor do cartório eleitoral.
Em Campo Verde, a Justiça Eleitoral está à procura de 1.520 eleitores e eleitoras que ainda não fizeram a coleta biométrica, cerca de 4,65%. O monitoramento da evolução do cadastramento biométrico realizado pelo TRE-MT indica que o município está próximo de atingir a meta da campanha “Biometria 100%”. Com 31.203 eleitores que já fizeram o cadastramento biométrico, o município já possui uma cobertura de 95,35%, dentro de um universo de 32.723 pessoas aptas a votar.
Em Dom Aquino, município que pertence à 12ª Zona Eleitoral, a cobertura biométrica já alcançou 97,45%, o correspondente a 6.071 eleitores dentro de um universo de 6.230 pessoas aptas a votar. Com esse desempenho, o município ocupa a 12ª posição no ranking da biometria entre todos os 142 municípios no estado. Da lista, 10 municípios já alcançaram a meta de 98% de cobertura biométrica estabelecida pela campanha “Biometria 100%”. No município, faltam apenas 159 eleitores para fechar o cadastramento biométrico, o correspondente a 2,55%.
Mutirões noturnos
O cartório da 12ª ZE também planejou uma série de mutirões noturnos para alcançar o público universitário e jovens de cursos profissionalizantes, na faixa etária dos 19 aos 25 anos, que ainda não fizeram a coleta biométrica. Nesta quinta-feira (23), a Justiça Eleitoral conclui os atendimentos na Faculdade Unicentral, no horário das 18h às 21h. A faculdade funciona nas dependências da Escola Municipal “Profª. Áurea Gonçalves Marqueti”. Na terça-feira (21), o mutirão ocorreu na unidade municipal do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), no horário das 8h às 11h e das 18h às 21h.
O cartório eleitoral retornará para atendimentos no campus Campo Verde do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) entre os dias 29 e 31 de outubro, no horário das 18h às 21h. Servidores da Justiça Eleitoral já estiveram na instituição em setembro como parte dos mutirões que procuraram alcançar o público universitário jovem. O IFMT está situado na Avenida Isidoro Luiz Gentilin, 585 – Belvedere.
O cartório da 12ª Zona Eleitoral está localizado na Rua Aracaju, nº 1656, bairro Campo Real II, e sua estrutura é formada por seis servidores, que farão o atendimento em regime de revezamento.
Jornalista: Anderson Pinho
#PraTodosVerem - A imagem exibe a fachada de um prédio de um pavimento, com a parte superior pintada em um tom de azul claro. A entrada principal, centralizada e emoldurada por paredes brancas, possui portas de vidro escuro. Na parte esquerda da fachada, uma placa identifica o local como "Poder Judiciário Justiça do Trabalho Posto Avançado de Campo Verde". Na parte direita, uma placa semelhante identifica o local como "Poder Judiciário Justiça Eleitoral Cartório da 12ª ZE". A construção está sob um céu azul, em uma área com vegetação rasteira e terra visíveis no primeiro plano.