Posto Eleitoral do 3 Américas concentra atendimento em Cuiabá durante o recesso forense
Unidade atende de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h, fechando apenas nos feriados de Natal (24 e 25 de dezembro) e Ano Novo (31 de dezembro e 1º de janeiro)

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) informa que o atendimento ao eleitor, em Cuiabá, durante o recesso forense da Justiça Eleitoral no Estado, será realizado exclusivamente pelo Posto Eleitoral de Atendimento do Shopping 3 Américas, no bairro Jardim das Américas. A mudança se deve à otimização dos serviços durante o período em que a Justiça Eleitoral funciona em regime de plantão, com escala reduzida, nos cartórios eleitorais, no edifício-sede e na Casa da Democracia.
O Posto Eleitoral de Atendimento do Shopping 3 Américas atende em horário estendido, de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h, um diferencial para o período de fim de ano. A unidade foi instalada no prédio anexo ao shopping (ao lado do viaduto do Coxipó), piso térreo, em frente à escada rolante. Em funcionamento desde o dia 17 de dezembro, o posto foi criado para atender o eleitorado da região da Grande Coxipó, formado por mais de 100 bairros. Entretanto, o eleitorado de qualquer parte do estado pode usufruir dos serviços oferecidos: não é necessário votar ou residir na Capital.
A unidade manterá as portas abertas nas próximas semanas, fechando apenas nos feriados de Natal (24 e 25 de dezembro) e Ano Novo (31 de dezembro e 1º de janeiro). O horário de funcionamento estendido permite que o eleitor busque atendimento, inclusive fora do horário comercial padrão. O Shopping 3 Américas está situado na Av. Brasília, 1.461 – Jardim das Américas.
A iniciativa busca descentralizar o atendimento eleitoral em Cuiabá, facilitando o acesso da população aos serviços, com foco especial na coleta biométrica e na regularização cadastral. No local, os eleitores terão acesso à carta completa de serviços da Justiça Eleitoral. Entre os atendimentos disponíveis estão o alistamento eleitoral (primeira via do título), revisão de dados, transferência de domicílio eleitoral e regularização de títulos cancelados.
Ao término do atendimento, o eleitor já sai com o documento impresso e recebe orientações para baixar o e-Título, versão digital do título de eleitor, que possui foto e substitui o documento físico. Para ser atendido, é necessário apresentar um documento oficial de identificação com foto, que pode ser físico ou digital (como RG, CNH ou Carteira de Trabalho). Nos casos em que o cidadão deseja realizar a transferência de domicílio ou a revisão de dados cadastrais que envolvam mudança de endereço, exige-se também a apresentação de um comprovante de residência.
A instalação do novo posto integra a estratégia do TRE-MT para ampliar o cadastramento biométrico no Estado, dentro da campanha “Biometria 100%”, coordenada pela Corregedoria Regional Eleitoral de Mato Grosso (CRE-MT). A meta estabelecida para 2025 é alcançar 98% de cobertura biométrica. Atualmente, Mato Grosso registra índice de 91,45% de eleitores com biometria cadastrada, o correspondente a 2.336.146 eleitores. Em Cuiabá, esse percentual é de 90,94% do eleitorado que já fez a coleta biométrica, o equivalente a 399.995 eleitores(as).
Jornalista Anderson Pinho
#PraTodosVerem - A imagem mostra um atendimento da Justiça Eleitoral em um ambiente interno, com eleitores sentados frente a frente com servidores, realizando procedimentos de cadastramento biométrico. Em primeiro plano, um homem está posicionado diante de uma câmera com iluminação circular, utilizada para a captura de fotografia oficial, enquanto outro servidor o orienta. Ao fundo, outras pessoas também são atendidas em mesas com computadores, em um espaço identificado por banners e painéis institucionais que destacam serviços como o título eleitoral digital e a importância da democracia.

