Justiça Eleitoral percorre comércio e indústrias de Jaciara, Juscimeira e São Pedro da Cipa
Ação estratégica ocorre entre 08 e 12 de dezembro em Jaciara, São Pedro da Cipa e Juscimeira; foco é público jovem e trabalhador

A Justiça Eleitoral, por meio da 14ª Zona Eleitoral, inicia na próxima semana uma força-tarefa para ampliar a coleta biométrica na região de Jaciara. Entre os dias 08 e 12 de dezembro, a equipe do cartório realizará atendimento itinerante em grandes empresas e percorrerá o comércio local. A ação abrange também os municípios de São Pedro da Cipa e Juscimeira, com o objetivo de facilitar o acesso dos trabalhadores aos serviços eleitorais e cumprir as metas do Projeto Biometria 100%.
A iniciativa busca captar os eleitores que ainda não regularizaram o cadastro, especialmente aqueles com dificuldade de comparecer ao cartório durante o expediente regular. "Os eleitores sem coleta biométrica são, na maioria, jovens e os chamados para comparecerem aos mutirões realizados no município e no cartório eleitoral possuem baixo índice de comparecimento. Por isso, a estratégia agora é a busca ativa nos locais de trabalho", explica a chefe de cartório, Rosângela Colli Dal Prá.
O cronograma começa no feriado do Dia da Justiça, 08 de dezembro, com atendimento exclusivo para os funcionários da Cooperativa COMAJUL, em Jaciara. No dia seguinte, 09 de dezembro, a equipe estará no Frigorífico Rio Bonito. De 10 a 12 de dezembro, o atendimento será voltado ao comércio: dia 10 em Jaciara, dia 11 em São Pedro da Cipa e dia 12 em Juscimeira.
Atualmente, Jaciara possui 20.135 eleitores, dos quais 19.571 já realizaram a coleta biométrica, o que representa 97,20% do eleitorado. Restam apenas 564 cidadãos para que o município atinja 100% de cobertura, sendo que a meta imediata é alcançar o índice de 98% estabelecido pelo Tribunal Regional Eleitoral.
Serviços e documentação
Durante a ação itinerante, serão oferecidos diversos serviços essenciais para a cidadania. A população poderá realizar o alistamento (primeiro título), transferência de domicílio eleitoral, revisão de dados cadastrais e regularização de títulos cancelados. A prioridade, contudo, segue sendo a coleta das impressões digitais e fotografia para o banco de dados da Justiça Eleitoral.
Para ser atendido, o eleitor deve apresentar um documento oficial de identificação com foto, como RG, Carteira de Trabalho ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Também é exigido um comprovante de residência atualizado. Para homens com idade entre 18 e 45 anos que vão solicitar o primeiro título, é necessária a apresentação do certificado de quitação do serviço militar.
Daniel Dino
Assessoria TRE-MT

