Cartório leva atendimento eleitoral à Granja Diamantino para cadastramento biométrico
Mutirão será realizado na próxima quarta-feira (3), no horário das 8 às 17h; na empresa trabalham 182 trabalhadores

A Granja Diamantino, situada em Diamantino (a 183 km de Cuiabá), receberá atendimento da Justiça Eleitoral para cadastramento biométrico de eleitores nas dependências da empresa. O mutirão eleitoral está marcado para quarta-feira, 3 de dezembro, das 8h às 17h, e a empresa está localizada na rodovia BR-364, km 608, zona rural, a 15 km da sede do município. Com 182 trabalhadores, a Granja Diamantino é um importante polo empregador na região, além de reunir moradias no entorno do empreendimento.
“O horário de funcionamento da empresa é justamente o horário de atendimento do cartório eleitoral, o que impede que muitos eleitores deixem de procurar o cartório por falta de tempo. A escolha do local se justifica pela quantidade de eleitores que trabalham na empresa, além de seus familiares que residem nos arredores. O mutirão visa facilitar o acesso do eleitorado aos serviços eleitorais”, afirma a chefe do Cartório da 7ª Zona Eleitoral, Sílvia Helena Monteiro da Rocha.
O mutirão oferece, além da biometria, serviços como alistamento eleitoral (confecção do primeiro título), transferência, revisão de dados cadastrais, emissão de segunda via, de certidões e de guias para quitação de multas, e regularização da situação eleitoral. “Para a viabilização do mutirão foi realizado contato prévio com a direção da Granja Diamantino, que se prontificou em apoiar a Justiça Eleitoral, disponibilizando uma sala adequada para o atendimento, equipada com acesso à internet”, informou Sílvia.
A estratégia busca cumprir a meta de 98% de cadastramento biométrico para 2025 estabelecida pela campanha “Biometria 100%”, coordenada pela Corregedoria Regional Eleitoral de Mato Grosso (CRE-MT). Para o mutirão, a Justiça Eleitoral levará toda a estrutura necessária para o atendimento de eleitores com três servidores da Justiça Eleitoral, operando kits biométricos. Cada kit é composto por computador portátil, scanner para coleta da biometria, câmera digital, pad para assinatura e cases para ambientação e transporte dos equipamentos. Os itens são padronizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Conforme dados parciais no monitoramento da biometria no Estado, Diamantino apresenta um índice de 92,83% de cobertura, o correspondente a 15.140 eleitores, dentro de um universo de 16.310 pessoas aptas a votar. Os mutirões no município procuram 1.170 eleitores e eleitoras que não fizeram a coleta biométrica, perfazendo 7,17%. Depois de tentar várias as estratégias, o caminho encontrado pelo cartório eleitoral foi levar o atendimento eleitoral para dentro das empresas, como já aconteceu com a unidade de Diamantino da JBS.
Estrutura e Atendimento
Para receber atendimento da Justiça Eleitoral no 2º Mutirão da Cidadania, basta apresentar um documento oficial com foto, na versão física ou digital. No mutirão, o eleitor ou a eleitora sai com o título em mãos e recebe orientação para baixar o título digital (com foto) por meio do aplicativo e-Título. Em casos de alistamento, transferência ou mudança de domicílio, é necessário apresentar um comprovante de endereço, em documento físico ou digital. Qualquer eleitor ou eleitora pode ser atendido(a) em mutirões ou ações da Justiça Eleitoral em qualquer parte de Mato Grosso — não é necessário votar no local ou residir na cidade onde a ação é realizada.
Biometria
A biometria é um processo de identificação por meio das impressões digitais, coletadas e armazenadas pela Justiça Eleitoral. É pessoal e intransferível, garantindo que cada eleitor vote apenas uma vez e evitando que alguém se passe por outra pessoa no momento da votação. Representa um avanço tecnológico que fortalece a segurança e a inclusão no processo de votação. Ela impede a duplicidade no cadastro, assegura a autenticidade do eleitor, garante agilidade na identificação, reduz filas, otimiza o tempo de votação, promove acessibilidade e aumenta a confiabilidade dos resultados das eleições.
Jornalista Anderson Pinho
Crédito da Imagem: Google Earth
#PraTodosVerem - Esta imagem mostra uma vista externa de um complexo industrial ou fábrica, sob um céu parcialmente nublado. No centro e à esquerda, há uma longa e baixa construção escura, possivelmente um galpão, com três estruturas cilíndricas brancas e altas que se assemelham a silos ou chaminés no fundo. À direita, há um prédio branco maior com uma área coberta onde caminhões estão estacionados. Em frente às construções, há um pátio de terra batida vermelho/marrom, onde diversos carros de passeio e motocicletas estão estacionados.

