Barra do Bugres: Distrito de Assari recebe atendimento eleitoral nesta sexta (12) e sábado (13)
A Escola Estadual 7 de Setembro receberá um mutirão organizado pelo cartório da 13ª Zona Eleitoral das 08h às 16h30

O distrito de Assari, em Barra do Bugres (localizado há 177km da Capital), recebe um mutirão eleitoral na Escola Estadual 7 de Setembro. Os atendimentos serão na sexta e sábado (12 e 13 de dezembro), das 08h às 16h30.
De acordo com os dados do monitoramento da evolução do cadastramento biométrico de Mato Grosso, o município Barra do Bugres dispõe de uma cobertura de 93,35%, o que representa um eleitorado de 20.623 pessoas, dentro de um universo de 22.091 indivíduos aptos a votar. O foco da ação é ir atrás dos 1.468 (6,65%) eleitores e eleitoras que ainda não fizeram o cadastramento biométrico no município.
“População que estão em áreas mais distantes terão a oportunidade de realizar a coleta biométrica sem precisar se deslocar grandes distâncias. Aproveitem essa oportunidade do mutirão para regularizar seu título de eleitor e garantir a participação nas próximas eleições”, disse a chefe do Cartório da 13° ZE, Sandra Regina Silva da Costa Ramos. A sede do Cartório Eleitoral em Barra do Bugres está localizada a 22km da comunidade a ser atendida.
Os serviços oferecidos pela Justiça Eleitoral são: Biometria, revisão de dados cadastrais, transferência de domicílio, alistamento eleitoral (primeiro título), emissão de segunda via e de guia para recolhimento de multa eleitoral. Após o atendimento, o eleitor recebe a orientação de que instale o título digital (com foto) por meio do app e-Título.
A cobertura biométrica em todo o Estado é de 91,27%, sendo 2.328.682 pessoas, porém está em busca das 222.544 (8,73%) pessoas que ainda o realizaram.
O que é biometria
A biometria é uma ferramenta de identificação por meio da impressão digital, que é coletada e armazenada, garantindo a proteção e que cada eleitor vote apenas uma vez, sem o risco de falsidade ideológica. É um marco na tecnologia, que representa um avanço na proteção e inclusão no processo de votação. Ela impede a duplicidade no cadastro, assegura a autenticidade do eleitor, garante agilidade na identificação, reduz filas, otimiza o tempo de votação, promove acessibilidade e aumenta a confiabilidade dos resultados das eleições.
Estagiária Natália Sarturi (supervisão do jornalista Daniel Dino)
#ParaTodosVerem: A imagem mostra uma pessoa realizando a coleta de impressão digital em um equipamento biométrico, enquanto outra pessoa, usando uma camiseta com estampa relacionada ao voto consciente, auxilia posicionando o dedo no leitor. Sobre a mesa, há um laptop aberto, um dispositivo eletrônico com uma caneta acoplada. O ambiente lembra um atendimento formal, para cadastro biométrico.

