Araguainha celebra pioneirismo e Câmara homenageia Cartório Eleitoral por biometria integral
Sessão solene para a homenagem ocorreu nesta quinta-feira (11) à noite e foi proposta pela vereadora Dheneffer Naves Dias Teodoro (MDB)

O Cartório da 8ª Zona Eleitoral foi homenageado nesta quinta-feira (11) com uma Moção de Aplausos pelo trabalho realizado pela Justiça Eleitoral em Araguainha (distante 471 km de Cuiabá), o primeiro município brasileiro a conquistar 100% do cadastramento biométrico de eleitores. O reconhecimento partiu da vereadora Dheneffer Naves Dias Teodoro e contou com o apoio do presidente do Poder Legislativo Municipal, vereador Luiz Cláudio de Souza, ambos do MDB.
A homenagem foi recebida pela chefe do cartório da 8ª ZE, Shirley de Jesus Oliveira Pereira, representando o juiz eleitoral Daniel de Sousa Campos, e pelos servidores Evelyn Ferreira Parula, Divino Alexandre de Souza e Suzimar Farias Ferreira, durante sessão especial realizada na Câmara de Vereadores de Araguainha. O município, que comemorou a coleta biométrica integral dos seus eleitores no dia 10 de outubro de 2025, conta com um eleitorado de 1.216 eleitores e está situado no Vale do Araguaia.
Araguainha também foi o primeiro município mato-grossense a ultrapassar o índice da campanha “Biometria 100%”, que havia estabelecido uma meta gradativa, mas que deveria chegar a 98% em 2025. A 8ª Zona Eleitoral ainda conseguiu atingir a meta da campanha nos outros três municípios pertencentes à sua área de atuação: Ponte Branca (99,90%), Alto Araguaia (98,32%) e Alto Taquari (98,12%).
Eles integram um grupo de 16 municípios, dos quais também fazem parte: Vale de São Domingos (99,58%), Indiavaí (99,54%), Planalto da Serra (99,32%), Ribeirãozinho (99,01%), Torixoréu (98,77%), Araguaiana (98,57%), Santa Rita do Trivelato (98,34%), Jangada (98,32%), Itanhangá (98,26%), Dom Aquino (98,18%), Campos de Júlio (98,13%) e Pontal do Araguaia (98,09%).

“Esse resultado é fruto de um trabalho de longos anos e reflete o trabalho sério e comprometido dos servidores da Justiça Eleitoral, os quais trabalham para que a democracia seja efetivada em todo o país. Através do voto com biometria, o eleitor tem a certeza de que ninguém poderá votar em seu lugar. Por isso, é tão importante que todas as pessoas que têm o título eleitoral e ainda não cadastraram a biometria compareçam a um cartório eleitoral para a regularização de sua situação eleitoral. O cidadão também precisa fazer sua parte para aumentar a confiabilidade do processo eleitoral”, avaliou Shirley de Jesus Oliveira Pereira.
Servidor requisitado com 31 anos de estrada, Divino Alexandre de Souza conta que não esconde a emoção por ter contribuído para o resultado alcançado, mérito que divide com o Juízo Eleitoral e com os demais servidores da 8ª Zona Eleitoral e parceiros por essa marca histórica. Para ele, é uma conquista que orgulha o município, o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), a 8ª Zona Eleitoral e os servidores do cartório eleitoral, pois a homenagem reforça a importância de servir com responsabilidade, zelo e respeito à população.
“A moção é um gesto que emociona e motiva, renovando nossa disposição de continuar trabalhando com excelência e dedicação em favor da cidadania e da democracia. Este reconhecimento destaca a dedicação de toda a equipe e a relevante contribuição do Cartório Eleitoral para o fortalecimento da cidadania, a segurança do processo eleitoral e a regularidade dos munícipes, reafirmando o compromisso permanente com um atendimento eficiente e acessível a todos”, concluiu.
Feito Inédito
De acordo com a parlamentar, o propósito da Moção de Aplausos foi enaltecer e reconhecer, de maneira ampla e justa, o excelente trabalho desenvolvido pela 8ª Zona Eleitoral, pautado na mais alta responsabilidade, compromisso com a coisa pública e rigorosa observância dos princípios éticos. “Diante de uma meta desafiadora, a equipe não mediu esforços, desdobrando-se com dedicação exemplar para torná-la plenamente possível, alcançando resultados que refletem profissionalismo, competência e profundo zelo institucional. Trata-se de um trabalho notável, que honra o serviço público e merece o reconhecimento desta Casa Legislativa”, destacou a vereadora Dheneffer Naves Dias Teodoro.
De acordo com ela, não seria possível passar em branco o feito do Município em alcançar 100% do cadastramento biométrico. “Por motivo de força maior, o Juiz Eleitoral, Dr. Daniel, não pôde estar presente no momento da entrega oficial. Entretanto, foi solicitada a entrega de uma cópia desta Moção a Sua Excelência, como forma de estender-lhe o reconhecimento pelo belíssimo trabalho desenvolvido, não apenas em nosso município, mas em toda a comarca”, completou ela ao agradecer os demais parlamentares que aprovaram por unanimidade a concessão da Moção de Aplausos.
Jornalista Anderson Pinho
Crédito das Imagens: Cartório da 8ª Zona Eleitoral
#PraTodosVerem – A primeira imagem mostra um grupo de pessoas reunidas no plenário da Câmara Municipal. No centro, cinco servidores da Justiça Eleitoral e a vereadora que propôs a homenagem seguram certificados de Moção de Aplausos, enquanto demais vereadores e participantes estão de pé ao fundo. Já a segunda imagem, apresenta de perto o certificado de Moção de Aplausos concedido ao Cartório Eleitoral da 8ª Zona. O documento traz o brasão do município no topo e o texto oficial reconhecendo o trabalho que levou Araguainha a alcançar 100% de biometria eleitoral. Na parte inferior, aparecem as assinaturas da vereadora autora da homenagem e do presidente da Câmara.

