Oito mil cartazes e 450 banners da Justiça Eleitoral em MT reforçam campanha Biometria 100%

Todo o material impresso está sendo separado e embalado para remessa aos cartórios eleitorais de todo o Estado

TRE-MT Oito mil cartazes e 450 banners da Justiça Eleitoral em MT reforçam campanha Biometria 100%

O trabalho dos cartórios eleitorais ganhará reforço a partir da próxima semana com o recebimento de 8 mil cartazes e 450 banners da campanha Biometria 100%, que busca ampliar o cadastramento biométrico do eleitorado mato-grossense. A Assessoria de Comunicação (Ascom) do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) recebeu, nesta sexta-feira (15), as peças gráficas da campanha. Todo o material publicitário passa por separação e será devidamente embalado para remessa aos cartórios eleitorais, onde deverá ser exposto em locais de grande circulação, dando visibilidade ao chamamento público para o cadastramento biométrico.

O jornalista Daniel Dino, assessor de Comunicação do TRE-MT, orienta os chefes de cartório das 57 Zonas Eleitorais de Mato Grosso a continuarem o trabalho de interlocução nos municípios, estabelecendo parcerias com prefeituras e instituições. “Vamos encaminhar e-mail aos chefes de cartório para que também façam uma análise dentro da zona eleitoral — dos municípios, bairros e localidades — e identifiquem locais de votação com alto índice de eleitores sem biometria. Assim, poderão fixar cartazes em locais de grande circulação, como supermercados, bares, igrejas, associações e centros comunitários”, pontua.

Cartazes e banners não apenas dão visibilidade ao trabalho dos cartórios eleitorais, como também divulgam a realização de mutirões da Justiça Eleitoral e do trabalho itinerante do ônibus da Justiça Eleitoral Móvel (JEM), que percorre todo o estado levando serviços e cidadania ao eleitorado. Além do material gráfico, faixas estão em fase de produção para envio aos cartórios eleitorais. Sua colocação em vias e locais de grande fluxo de carros e pedestres é estratégica para indicar onde a Justiça Eleitoral está presente para cadastramento biométrico, alistamento eleitoral (1º título), revisão, mudança de endereço, emissão de segunda via e guia para pagamento de multas.

“Mais do que uma ferramenta visual, as peças gráficas são um motivo para abrir o diálogo com toda a sociedade, mostrando a importância da biometria para o exercício do voto. Chegar a um estabelecimento comercial ou de prestação de serviço representa a oportunidade de pedir o engajamento dos responsáveis por esses locais, para que também façam a divulgação desses conteúdos como serviço de utilidade pública”, avalia Daniel Dino.

O conteúdo das peças aborda a importância da biometria para a segurança do voto, o risco de cancelamento do título em caso de pendências junto à Justiça Eleitoral e, por consequência, problemas com o CPF. É possível ser atendido pela Justiça Eleitoral em qualquer lugar de Mato Grosso, mesmo estando fora do domicílio: basta levar documento oficial com foto e comprovante de endereço.

Parcerias

Ao cadastrar a biometria na Justiça Eleitoral, o eleitor ou eleitora garante que ninguém possa votar em seu lugar. Essa é a mensagem da campanha Biometria 100%, lançada no início de julho e coordenada pela Corregedoria Regional Eleitoral (CRE). A produção das peças gráficas e audiovisuais é resultado de parcerias da Ascom do TRE-MT com órgãos como o Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT), o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) e a Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso, por meio da TV Assembleia.

Cento e quarenta spots para rádio foram produzidos e já estão sendo utilizados por emissoras, fruto da colaboração desses veículos de comunicação com os cartórios eleitorais, cujas inserções ocorrem ao longo da programação. Esses mesmos spots também são utilizados por carros de som em bairros, localidades e cidades onde a Justiça Eleitoral realiza mutirões, em pontos fixos e por meio da unidade móvel, tanto na capital quanto no interior.

Panorama estadual

Atualmente, o índice de cobertura biométrica em Mato Grosso é de 88,24% (2.240.342 eleitores) de um total de 2.518.662 aptos a votar. Ainda faltam 278.320 pessoas, o equivalente a 11,06% do eleitorado. A meta da campanha Biometria 100% é alcançar, no mínimo, 98% do eleitorado ainda em 2025. Uma das estratégias da coordenação da campanha é marcar presença em eventos de grande circulação de pessoas, como o Festival de Inverno de Chapada dos Guimarães, a Expoagro e a ExpoJuína, além de locais movimentados como o Mercado do Porto, em Cuiabá.

Biometria: avanço tecnológico

A biometria é um processo de identificação por meio das impressões digitais, coletadas e armazenadas pela Justiça Eleitoral. É pessoal e intransferível, garantindo que cada pessoa vote apenas uma vez e evitando que alguém se passe por outra no momento da votação. No dia da eleição, o eleitor coloca o dedo no leitor biométrico para confirmar sua identidade e, em seguida, é liberado para votar na urna eletrônica.

Além das digitais, no cadastro biométrico também são atualizados outros dados pessoais e a foto do eleitor, aumentando a segurança e reduzindo fraudes como o voto múltiplo ou o uso de títulos de terceiros.

Jornalista Anderson Pinho

#PraTodosVerem Na imagem, quatro jovens trabalham nas dependências da Assessoria de Comunicação do TRE-MT preparando materiais gráficos da campanha “Biometria 100%”. Sobre as mesas, há cartazes e banners sendo organizados e embalados em papel pardo para envio. Ao fundo, uma parede azul com o logotipo “ASCOM” e ilustrações de equipamentos fotográficos compõe o ambiente.

ícone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Ícone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento: Dias úteis - 7h30 às 13h30.