Mutirões visam aumentar cadastro biométrico em Novo Mundo, que está em 48%
Atendimentos começam na próxima segunda-feira (18.08) e seguem até setembro

Uma série de mutirões será realizada nas zonas urbana e rural de Novo Mundo, município localizado a 741 km de Cuiabá, com o objetivo de ampliar o cadastramento biométrico de eleitores e eleitoras. A ação intensiva se faz necessária, pois, atualmente, o índice de cobertura da biometria na cidade está em 48,09%, o segundo mais baixo do estado de Mato Grosso.
Os atendimentos começam na próxima segunda-feira (18.08) e seguem até o mês de setembro, divididos em etapas. Cada etapa contará com a atuação de quatro servidores(as) da Justiça Eleitoral e quatro kits biométricos. Entre os dias 18 e 22 de agosto, o mutirão ocorre na Câmara de Vereadores de Novo Mundo, na Av. Airton Senna, n° 78, no Centro, das 8h às 16h.
Já de 25 a 27 de agosto, o mutirão será na Agrovila Cristalino do Norte, também conhecida como Comunidade Rural Cinco Mil, na Escola Municipal São João. A localidade fica a 50 km de Novo Mundo, com acesso por estrada de terra.
Em seguida, nos dias 28 e 29 de agosto, os serviços serão oferecidos aos moradores e moradoras da comunidade rural Rochedo, na Escola Municipal Dante Martins de Oliveira, das 8h às 16h. O local fica a 80 km de Novo Mundo, com acesso por estrada de terra.
Depois, o mutirão volta a atender na zona urbana, sendo entre 1º e 05 de setembro e entre 08 e 12 de setembro. Em ambos os períodos, os atendimentos ocorrerão das 8h às 16h, na Câmara Municipal.
Do total de 5.678 pessoas aptas ao voto, 2.731 já cadastraram a biometria junto à Justiça Eleitoral, enquanto 2.947 ainda não fizeram. Os mutirões são uma oportunidade para a população regularizar a situação, além de usufruir de outros serviços eleitorais, como alistamento (confecção do 1º título), transferência de domicílio eleitoral, revisão, emissão de guias para pagamento de multas, entre outros.
O chefe de cartório da 44ª Zona Eleitoral, Rodrigo Rodrigues Del Papa, ressalta que toda a equipe está empenhada na realização dos mutirões. “Estamos fazendo as divulgações direcionadas para cada público que será atendido, entregando panfletos nas escolas e frisando a importância de cadastrarem a biometria”.
As atividades em Novo Mundo são coordenadas pela 44ª Zona Eleitoral, com sede em Guarantã do Norte, em parceria com a Prefeitura e a Câmara Municipal, e acompanhadas de perto pelo vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), desembargador Marcos Machado. As ações fazem parte da campanha Biometria 100%, cuja meta estipulada pela Corregedoria Regional Eleitoral é alcançar, no mínimo, 98% do eleitorado ainda em 2025.
Mais segurança
A biometria é um processo de identificação por meio das impressões digitais, coletadas e armazenadas pela Justiça Eleitoral. É pessoal e intransferível, garantindo que cada pessoa vote apenas uma vez e evitando que alguém se passe por outra no momento da votação. No dia da eleição, o eleitor coloca o dedo no leitor biométrico para confirmar sua identidade e, em seguida, é liberado para votar na urna eletrônica.
Além das digitais, no cadastro biométrico também são atualizados outros dados pessoais e a foto do eleitor, aumentando a segurança e reduzindo fraudes como o voto múltiplo ou o uso de títulos de terceiros.
O que é preciso
Para fazer a biometria, basta apresentar um documento oficial com foto. Já para transferir domicílio eleitoral, é preciso, além do documento pessoal, apresentar comprovante de residência atualizado. Homens maiores de 18 anos que forem tirar o primeiro título também devem levar o comprovante de quitação militar.
Jornalista: Nara Assis
#PraTodosVerem: A imagem mostra o processo de coleta biométrica, em que uma pessoa posiciona o dedo em um leitor digital manuseado por outra, ambas com unhas pintadas de vermelho. Sobre a mesa há um computador, documentos e equipamentos usados para registro e identificação.