SEMANA DO JOVEM ELEITOR: Juíza eleitoral de Aripuanã convida jovens a fazerem 1º título
Magistrada esteve em duas escolas da zona urbana e foi representada pelo chefe de cartório em escola da zona rural

Jovens das Escolas Estaduais São Francisco de Assis e Professor Elidio Murcelli Filho, localizadas na zona urbana de Aripuanã, foram convidados e convidadas a participarem do processo eleitoral durante palestra realizada pela juíza da 11ª Zona Eleitoral de Mato Grosso, Rafaella Karlla de Oliveira Barbosa. As visitas ocorreram nesta quinta-feira (21.03), com o objetivo de conscientizarem estudantes adolescentes sobre a importância do voto.
A magistrada destacou que a ação ocorre dentro da Semana do Jovem Eleitor, que teve início na segunda-feira (18.03) e termina nesta sexta-feira (22.03), com ações em todo o país. “O intuito foi convidar os jovens para o alistamento eleitoral, que é a confecção do 1° título, ressaltando a importância da participação nas eleições, do exercício da cidadania e de manter a regularização da situação eleitoral. Essa ação vai ao encontro da Semana do Jovem Eleitor, uma mobilização nacional da Justiça Eleitoral focada justamente em incentivar a juventude a tirar o título e votar já nas Eleições Municipais de 2024”, ressaltou a juíza eleitoral.
Além das duas unidades escolares, o cartório da 11ª Zona Eleitoral também promoveu uma ação voltada a jovens a partir dos 15 anos de idade, na Escola Estadual Dom Franco Dalla Valle, localizada no distrito de Conselvan, zona rural de Aripuanã. Na ocasião, o chefe de cartório, José Rildo Coelho Machado Junior, esteve presente e conversou com os e as estudantes a respeito do alistamento eleitoral e da importância do voto.
Sobre o primeiro título
Qualquer pessoa que tenha 15 anos de idade e que vá completar 16 até o dia da eleição (neste ano o pleito ocorre em 06 de outubro) pode tirar o título de eleitor e, inclusive, votar. O exercício do voto é facultativo até os 17 anos de idade e obrigatório a partir dos 18 no Brasil. Em Mato Grosso, o alistamento eleitoral ainda é baixo (90% das pessoas com 16 anos de idade ainda não fizeram o primeiro título) e o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso TRE-MT tem empreendido ações para estimular a participação de jovens no processo eleitoral.
Jornalista: Nara Assis
#PraTodosVerem: Foto que mostra uma sala de aula com estudantes uniformizados, sentados em carteiras, que aparecem de costas. De frente para eles, estão a juíza eleitoral e a diretora da escola e, atrás delas, uma parede azul com uma lousa fixada. No meio do texto, tem outra foto, na sala de aula de outra escola, com os estudantes também de costas e, de frente para eles, está o chefe de cartório, posicionado à frente da lousa.