Justiça Eleitoral fará atendimento durante Festival de Inverno em Chapada dos Guimarães
Posto eleitoral vai funcionar ao lado da praça de shows nos dias 25 e 26 de julho e 01, 02 e 03 de agosto, com atendimento gratuito das 18h às 21h.

A Justiça Eleitoral de Mato Grosso confirmou presença no Festival de Inverno de Chapada dos Guimarães com uma missão clara: aproximar ainda mais o cidadão do processo democrático. Durante os dias de evento, eleitores poderão cadastrar a biometria, regularizar o título e resolver pendências com a Justiça Eleitoral, tudo de forma rápida e gratuita, ao lado da praça principal de shows.
A ação integra o projeto Zonas Sem Fronteiras e será realizada em regime de mutirão, com isenção de multas por ausência às urnas e por alistamento eleitoral tardio.
Para o juiz eleitoral Leonísio Salles de Abreu Junior, a iniciativa tem um peso simbólico e político."Estamos onde o povo está. Ao oferecer nossos serviços em um evento popular, promovemos inclusão, cidadania e reforçamos o papel da Justiça Eleitoral como um pilar da democracia. Em tempos de ataques e desinformação, é fundamental estarmos próximos da sociedade. Aproveito para agradecer à Prefeitura de Chapada dos Guimarães, que tem nos dado todo o apoio necessário para que o posto funcione com excelência nos dias do festival", afirmou o magistrado.
O atendimento ocorrerá nos dois finais de semana do festival — sextas, sábados e no domingo de encerramento — sempre das 18h às 21h. A estrutura ficará montada ao lado da área de alimentação, na praça do festival.
O vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, desembargador Marcos Machado, também destacou o esforço da instituição para ampliar a cobertura da biometria no estado. “Estamos realizando uma série de mutirões em todas as regiões de Mato Grosso para alcançar o maior número possível de eleitores. A biometria é uma das garantias de segurança do processo eleitoral e, para isso, precisamos que a população atenda a esse chamado. É um esforço coletivo pela transparência e integridade das eleições”, afirmou o desembargador.
A orientação do TRE-MT é que os eleitores aproveitem o festival para regularizar a situação eleitoral e garantir o direito ao voto nas eleições de 2026.
Daniel Dino
Assessoria TRE-MT
#DescriçãodaImagem: A imagem é dividida em duas partes. À esquerda, uma foto aérea noturna do Festival de Inverno de Chapada dos Guimarães, com palcos iluminados e uma multidão reunida. Sobre a imagem, está a logo oficial do evento. À direita, em fundo verde, aparecem uma urna eletrônica, um título de eleitor e a inscrição "Posto Eleitoral", representando a presença da Justiça Eleitoral no festival.