12º ZE realiza palestra sobre importância do voto para estudantes do 9º ano em Campo Verde

A palestra aconteceu na Escola Municipal Dona Maria Artemir Pires em Campo Verde

#DescriçãodaImagem: Na parte de cima há uma faixa azul em que está escrito palestra ao lado esqu...
12º ZE realiza palestra sobre importância do voto para estudantes do 9º ano em Campo Verde

Estudantes do 9º ano da Escola Municipal Dona Maria Artemir Pires, em Campo Verde, receberam uma palestra da 12º Zona Eleitoral sobre voto consciente e a importância das escolhas de representantes políticos. A ação contou com a presença das urnas eletrônicas, que foram manuseadas durante uma votação simulada. 

Essa é mais uma das atividades operacionalizadas pela Justiça Eleitoral de Mato Grosso com foco em estimular o alistamento eleitoral, promover a consciência cívica entre estudantes e a participação política consciente, livre e democrática. Conduzido pela chefe de cartório Sheila Lopes de Amorim e pelo técnico judiciário Djuliani Fernando Ceccato, a palestra abordou, também, a segurança da urna eletrônica e o processo eleitoral, temas permeados de desinformação. 

“Essa é uma atuação importante, pois é responsável por formar e informar os nossos jovens, que fazem parte da nova geração de eleitores. É a partir do conhecimento e da informação que podemos formar seres políticos e conscientes”, explicou a chefe de cartório sobre a relevância da ação. Para ela, essa é uma forma que a Justiça Eleitoral tem de se aproximar dos jovens, indo até as escolas, espaço de formação crítica e cidadã. 

Com uma proposta de levar o conhecimento não apenas teórico, mas, também, prático, a palestra incluiu também a votação simulada. Assim, além de aprender mais sobre a democracia do país, a turma teve a oportunidade de ver e entender na prática o funcionamento das urnas e, portanto, das eleições que neste ano estão programadas para o mês de outubro. 

Cronologicamente, o 9º ano é uma série do ensino fundamental que possui estudantes de 14 a 15 anos de idade. Nesse sentido, vale lembrar que conforme a Resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) 23.659/2021, após 15 anos de idade, o alistamento eleitoral é facultativo e deve ser feito diretamente pela pessoa independente de autorização ou acompanhamento dos representantes legais. Vale destacar, também, que o voto é facultativo somente até os 18 anos, após essa idade torna-se obrigatório. Quando não cumprido e nem justificado, a Constituição Federal estabelece como consequências a privação de direitos cidadãos 

Texto por: Maryelle Campos (Supervisão Andréa Martins Oliveira) 

#DescriçãodaImagem: Na parte de cima há uma faixa azul em que está escrito palestra ao lado esquerdo e ao lado direito está a logomarca do TRE-MT. Abaixo está uma fotografia da sala de aula com os estudantes e os palestrantes com a urna à frente. No canto direito a faixa azul se repete e está escrito: “12° Zona Eleitoral, Campo Verde”. 

ícone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Ícone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento ao público externo
De segunda a sexta-feira
De 7h30 às 13h30