Metodologia para avaliação de riscos publicada na revista Democrática passa ser utilizada pelo Tribunal de Contas da União

Escala baseada sequência de Fibonacci oferece vantagens significativas na gestão de riscos

TRE-MT REVISTA DEMOCRÁTICA
Metodologia para avaliação de riscos publicada na revista Democrática passa ser utilizada pelo Tribunal de Contas da União

A gestão eficiente de riscos é uma preocupação constante para organizações públicas e privadas, que buscam garantir a segurança, agilidade e coerência em suas operações. Nesse contexto, um artigo do servidor do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, Benedito Antônio Costa, apresenta uma abordagem inovadora na avaliação de riscos. Ele destacou a sequência de Fibonacci como base para a análise de probabilidade e impacto de eventos.

O artigo foi publicado na quinta edição da revista Democrática, sendo que a metodologia vem sendo aplicada por outros órgãos públicos. Um exemplo foi o Relatório de impacto à proteção de dados pessoais  (RIPD) no âmbito do Tribunal de Contas da União.

 “É gratificante ver a produção cientifica sendo colocada em prática, servindo como base para trabalhos em outros órgãos além do que laboramos. A revista Democrática tem alcançado um público enorme, e certamente contribui para o desenvolvimento do direito”, destacou Benedito Antônio.

No artigo, a famosa proporção áurea oferece vantagens significativas em termos de coerência interna, comparabilidade e previsibilidade no que tange a avaliação de riscos. A sequência de Fibonacci é uma série matemática na qual cada número é obtido somando-se os dois números anteriores: 0, 1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21 e assim por diante. Essa sequência é amplamente conhecida por sua presença em diversos fenômenos naturais e artificiais, desde a disposição de folhas em uma planta até o design arquitetônico de edifícios.

No contexto da avaliação de riscos, a sequência de Fibonacci oferece uma escala não linear, na qual as grandezas aumentam de forma exponencial com o aumento dos valores. Isso resulta em um crescimento constante e proporcional, tornando a escala apropriada para a avaliação de riscos, onde valores maiores são significativamente mais relevantes que os menores.

“Uma das vantagens da utilização da sequência de Fibonacci é a sua coerência interna. As faixas de risco dentro dos limites aproximados da proporção áurea mantêm uma relação de proporção e harmonia entre si, proporcionando um enquadramento adequado dos eventos analisados. Além disso, essa escala favorece a comparabilidade tanto nos eixos das escalas de probabilidade e impacto, quanto dentro do agrupamento das faixas de risco escolhidas”, explicou o autor.

Ele mostra que outro benefício importante é a previsibilidade dos próximos valores da escala de impacto e probabilidade. “A sequência de Fibonacci permite antecipar os valores subsequentes, facilitando a coerência dos sistemas e evitando a obsolescência dos trabalhos anteriores. Isso proporciona maior estabilidade e consistência nas avaliações de risco ao longo do tempo”.

A utilização de auxílios visuais, como gráficos coerentes com a sequência de Fibonacci, é outro aspecto relevante no processo de avaliação de riscos. Os visuais ajudam a aguçar a percepção da probabilidade e do impacto dos eventos, facilitando a comparação entre as grandezas. Ao criar gráficos com um número de objetos correspondente à sequência de Fibonacci, é possível transmitir de forma clara e intuitiva a ideia de quantidade, auxiliando na estimação de riscos.

Outro aspecto abordado no artigo é a proposição de um procedimento simplificado para a obtenção do risco residual. Ao considerar diretamente como os controles e medidas atuam na probabilidade e no impacto do risco inerente, é possível chegar a um risco residual mais delimitado e definido. Esse método simplifica o processo de avaliação de riscos, ao mesmo tempo em que fornece um maior conhecimento sobre a efetividade dos controles existentes ou necessários para mitigar os riscos.

Revista Democrática

O Conselho Editorial do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) convida a comunidade científica, acadêmica e os(as) profissionais da área a submeterem textos para publicação no volume 10 da Revista DeMocráTica.

Os artigos devem ser encaminhados, em formato eletrônico, para os e-mails revistademocratica@tre-mt.jus.br e eje@tre-mt.jus.br até o dia 27 de junho de 2023. Os trabalhos precisam obedecer às normas editoriais do Anexo I, constante no Edital nº 1/2023.

 Texto: Daniel Dino

#PraTodosVerem: Imagem contendo uma faixa azul clara acima com a palavra conhecimento. Logo abaixo de forma mais ampla e centralizada está a palavra REVISTA DEMOCRÁTICA, tendo ao fundo a imagem de um espiral desfocada no tom cinza claro. 

ícone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Ícone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento ao público externo
De segunda a sexta-feira
De 7h30 às 13h30