INOVAÇÃO: Ouvidoria Eleitoral de Mato Grosso atenderá 24 horas por dia

Iniciativa é pioneira e visa aproximar ainda mais o eleitor da Justiça Eleitoral

TRE-MT OUVIDORIA ATENDIMENTO 24H

A partir desta segunda-feira (29.08), a Ouvidoria do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) receberá demandas 24 horas, todos os dias, pelo 0800 647 8191. A medida é pioneira na Justiça Eleitoral e visa facilitar o acesso da população.

 

O atendimento telefônico humanizado da Ouvidoria é realizado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 19h. Após esse horário, ficará disponível, de forma contínua, um atendimento telefônico automatizado, pelo qual será possível gravar em áudio a solicitação.

 

Uma mensagem gravada irá orientar o eleitor de acordo com a necessidade e, em seguida, o conteúdo do áudio gravado será registrado entre as demais demandas recebidas pelos atendentes em horário comercial. Após recebimento da solicitação, a Ouvidoria dará retorno ao eleitor.

 

Segundo o ouvidor eleitoral, juiz-membro Jackson Francisco Coleta Coutinho, esta é mais uma ferramenta que a Justiça Eleitoral oferece ao cidadão, que vai além do horário de expediente. “Buscamos incentivar a participação de todos, seja com críticas, sugestões, contribuições, como forma de ampliar o controle social e fomentar o debate democrático”.

 

Acesso à informação

 

A Ouvidoria Eleitoral de Mato Grosso é um órgão voltado à defesa dos direitos e garantias fundamentais do cidadão, atribuindo maior transparência aos trabalhos e ações do TRE-MT. É um canal aberto ao recebimento de elogios, reclamações, sugestões, denúncias e solicitações de acesso à informação.

 

É importante ressaltar que com relação às denúncias de fake news sobre o processo eleitoral ou o sistema eletrônico de votação, existe um canal específico, o Sistema de Alerta de Desinformação Contra as Eleições. A ferramenta recepciona estas denúncias e rapidamente as envia como prioridade às plataformas digitais e agências de checagem parceiras da Justiça Eleitoral.

 

Já as condutas inadequadas de candidatos devem ser registradas via aplicativo Pardal. Enquadram-se nesta opção casos de infrações relacionadas à propaganda eleitoral, mensagens desinformativas contra candidaturas, indícios de irregularidades em arrecadações de campanha, entre outras. O Pardal está disponível para download no Google Play e na Apple Store.

 

Jornalista: Nara Assis

 

#PraTodosVerem: Imagem com fundo em textura que simula um recorte, com a maior parte tendo pessoas sorrindo e aplaudindo, em marca d’água em tom de azul, e detalhes nos cantos superior direito e inferior esquerdo na cor branca. No Centro está o texto Ouvidoria Eleitoral, sendo que na segunda letra O da palavra Ouvidoria tem um relógio feito com uma seta em formato circular e o texto 24h dentro dele. À direita do texto principal, tem a figura de uma mão fazendo o gesto de positivo com o polegar.

ícone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Ícone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento ao público externo
De segunda a sexta-feira
De 7h30 às 13h30