“A Ouvidoria não serve apenas para receber reclamação, ela é fonte de informação e de Gestão”, garante ouvidor eleitoral de MT em evento nacional
O ouvidor eleitoral de MT, Pérsio Oliveira Landim, foi um dos palestrantes no 1º Encontro Nacional de Ouvidorias Públicas

“Antigamente a Ouvidoria era vista apenas como um canal de recebimento de reclamações e denúncias. Hoje, ela ampliou seu leque é se tornou, para o cidadão, fonte de apoio e de informações e para a administração pública, uma ferramenta de Gestão”. Essa afirmação foi feita pelo Ouvidor Eleitoral, Pérsio Oliveira Landim, nesta terça-feira (17/08), durante palestra ministrada no 1º Encontro Nacional de Ouvidorias Públicas (ENOP), que foi transmitido no YouTube. Pérsio falou sobre a “Função Social da Ouvidoria”. Assista.
O 1º ENOP foi organizado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) em parceria com a Ouvidoria do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o Colégio de Ouvidores da Justiça Eleitoral (COJE). O evento contou ainda com o apoio de ouvidorias de diversas entidades.
Durante dois dias (17 e 18 de agosto) serão realizadas palestras, oficinas, conferências e bate-papos. Entre os temas abordados estão: gestão de ouvidorias, à mediação de conflitos e à defesa dos usuários de serviços públicos, Lei de Acesso à Informação (LAI), Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), noções gerais de probidade administrativa, linguagem cidadã, inteligência emocional, oratória, programação neurolinguística, comunicação não violenta, habilidades comportamentais, incluindo trabalho em equipe, orientação para servir, criatividade, flexibilidade cognitiva, pensamento crítico, iniciativa e resolução de problemas.
O ouvidor eleitoral de MT foi um dos palestrantes desta terça-feira (17). Cerca de 200 pessoas, entre autoridades, servidores, ouvidores, estudantes e demais cidadãos interessados acompanharam sua explanação pelo canal oficial do TRE-PR no YouTube. “A Ouvidoria é um canal democrático, que acolhe e que faz uma comunicação efetiva e direta com o cidadão. A Ouvidoria oferta as informações e esclarecimentos institucionais e o faz de forma didática e com uma linguagem de fácil compreensão. Antigamente o cidadão procurava a Ouvidoria somente para reclamar, mas isso mudou e, hoje, é vista como uma unidade que ajuda, uma fonte de informações. É um canal de ajuda mútua. Quando o eleitor, advogado, servidor e demais cidadãos nos procuram para fazer denúncias, reclamações, sugestões e elogios, eles nos fornecem informações que auxiliam a administração na elaboração de suas políticas públicas com foco na melhoria dos serviços públicos”
Veja aqui a programação completa do evento.
Jornalista: Andréa Martins Oliveira
#ParaTodosVerem: Painel com três imagens, sendo a primeira com uma pessoa ajudando a outra a escalar uma montanha, segunda é uma visão de cima de pessoas em um barco remando juntas, a terceira são várias pessoas comemorando, com as mãos para cima. Sobre o painel, o texto: 1º Encontro Nacional de Ouvidorias Públicas. No canto inferior direito, as logos do ENOP, COJE e da Justiça Eleitoral.