TRE-MT auxilia sindicato dos servidores públicos da saúde de MT na realização de eleições parametrizadas
TRE-MT auxilia sindicato dos servidores públicos da saúde de MT na realização de eleições parametrizadas

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso está prestando apoio ao Sindicato dos Servidores Públicos da Saúde do Estado de Mato Grosso (SISMA-MT) na realização da eleição para a escolha de seu novo presidente, que acontecerá no dia 10 deste mês. A Justiça Eleitoral cederá 55 urnas eletrônicas. Nesta segunda-feira (02/10), a equipe da Secretaria de Tecnologia da Informação do TRE-MT ministrou treinamento para 30 servidores públicos da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso, que irão atuar como mesários no dia do pleito.
O treinamento ocorreu das09H às 11h e foi ministrado pelos servidores do TRE, Almir Siqueira Júnior e Márcio Adriano Sioma. "Todas as informações pertinentes às urnas eletrônicas foram repassadas neste curso, entre elas, como embalar e transportar o equipamento e quais os passos a serem adotados para a emissão de zerézima, liberar a urna para o voto e finalizar a votação", ressaltou o chefe da Seção do Voto Informatizado do TRE, Jorge Kimura.
Kimura explica que no dia da eleição o TRE ainda prestará apoio no que se refere à operacionalidade das urnas. "Coube à nossa equipe técnica inserir nos equipamentos as inscrições eleitorais dos servidores que estão habilitados a votar, bem como os dados e fotos dos candidatos que disputam o cargo. Além disso, no dia da eleição iremos auxiliar o Sindicato, por telefone ou e-mail, em casos de ocorrências com as urnas. O Sindicato é responsável por garantir a segurança das urnas eletrônicas cedidas, bem como seu transporte até os locais de votação".
A eleição para a escolha do novo presidente do SISMA/MT acontecerá em Cuiabá e outros 16 municípios mato-grossenses: Água Boa, Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres, Colíder, Diamantino, Juara, Juína, Peixoto de Azevedo, Pontes e Lacerda, Porto Alegre do Norte, Rondonópolis, São Félix do Araguaia, Sinop, Sorriso e Tangará da Serra.
Duas pessoas concorrerão ao cargo de presidente: Oscarlino (Unidos pela nossa carreira e por amor ao SUS) e Mesquita (Juntos somos SISMA).
Justiça Eleitoral empresta urnas eletrônicas para entidades e instituições de ensino
As entidades públicas organizadas e instituições de ensino podem contar com o apoio da Justiça Eleitoral na realização de eleições internas (parametrizadas). Só este ano, cinco entidades e uma instituição de ensino foram beneficiadas.
Para o secretário de tecnologia e informação do TRE, Luis Cézar Darienzo Alves, emprestar as urnas eletrônicas para a realização de eleições parametrizadas é um dever moral e cívico. "A Justiça Eleitoral pertence à sociedade, então é nossa obrigação atendê-la dentro das nossas possiblidades".
Veja quem pode e como emprestar:
São consideradas entidades públicas organizadas as relativas à Administração Pública Direta, as autarquias, empresas públicas, sociedades de economia mista e fundações públicas. As normas para o empréstimo são reguladas pela Resolução 892/2011 do TRE-MT.
A solicitação de empréstimo deve ser feita por meio de requerimento ao Presidente do TRE-MT, com antecedência mínima de 60 dias da data prevista para a eleição parametrizada. Esse prazo é necessário para que o pedido seja analisado e para que a urna seja preparada para a eleição pelo setor responsável.
A Justiça Eleitoral não empresta urnas no período dos 120 dias anteriores e nos 60 dias posteriores à realização das eleições oficiais (1º e 2º turnos). No caso de eleições suplementares, a vedação atinge os 30 dias anteriores e 30 dias posteriores à sua realização.
Os órgãos públicos e instituições privadas que precisarem da urna eletrônica para a realização de eleições devem seguir as instruções para o empréstimo disponíveis no site www.tre-mt.jus.br. Acesse o link: http://www.tre-mt.jus.br/eleicoes/emprestimo-de-urnas.
Jornalista: Andréa Martins Oliveira