Sorteio das urnas eletrônicas da Votação Paralela será às 9h de sábado

Sorteio da Votação Paralela - Eleições 2014
Votação Paralela das Eleições de 2014 Foto: Alair Ribeiro/TRE-MT

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) realizará neste sábado, 1º de outubro, a cerimônia de sorteio das urnas eletrônicas que serão utilizadas na Votação Paralela, no dia da eleição. O evento acontecerá às 9h, na Casa da Democracia, prédio anexo ao Tribunal.

Na ocasião, a Comissão de Votação Paralela das Eleições 2016, sorteará três urnas: uma de Cuiabá e duas do interior do Estado. Estas urnas serão transportadas das zonas eleitorais até o TRE-MT no dia do pleito (2 de outubro) para a realização da Votação Paralela.

As urnas que foram retiradas serão substituídas por outras do estoque de reserva.


Votação Paralela

A votação paralela é uma auditoria que acontece no mesmo dia e horário do pleito eleitoral, na qual é testado o correto funcionamento do sistema eletrônico de votação e também das urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições.

O evento conta com a presença do Ministério Público Eleitoral, Ordem dos Advogados do Brasil e representantes partidários, que fiscalizarão a votação paralela. A auditoria também será aberta à imprensa e demais interessados.

A votação paralela inicia no mesmo horário que a eleição oficial. Os fiscais de partidos políticos trazem cédulas de papel previamente preenchidas com nomes dos candidatos oficiais. Estas cédulas são colocadas em uma urna de lona.

Em uma cerimônia filmada, a urna de lona é aberta e os votos são retirados, lidos e inseridos no computador. Depois, a Comissão de Votação Paralela imprime duas vias de cada voto, na qual uma via é anexada à cédula em papel e a outra é utilizada para a votação na urna eletrônica.

A pessoa que digitar seu voto na urna precisa permitir a filmagem da via impressa, além de ler em voz alta o voto da cédula de papel, ao mesmo tempo em que digita na urna eletrônica.

A votação paralela finaliza às 17h, no mesmo momento em que se encerra o pleito eleitoral oficial. Assim que terminar a votação, o sistema imprime relatórios de comparativos com o sistema de votação paralela, para conferir os resultados. As informações impressas no boletim das urnas eletrônicas usadas na votação paralela serão comparadas com a lista de votação, para confirmar se o que foi digitado é idêntico aos votos das cédulas de papel.


Pela estagiária Lucielly Melo, supervisionada pela jornalista Mariane de Oliveira

 

 

ícone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Ícone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento ao público externo
De segunda a sexta-feira
De 7h30 às 13h30