Emoção marca diplomação dos partidos eleitos do programa Voto Consciente

Diplomação Voto Consciente 2016 - Foto: Alair Ribeiro/TRE-MT
Foto: Alair Ribeiro/TRE-MT

Com o Plenário repleto de estudantes e professores, o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) diplomou, na manhã desta sexta-feira (25/11), os partidos eleitos pelo programa Voto Consciente 2016. Os mais de 150 alunos das cinco escolas participantes do programa se emocionaram com a solenidade, que além da diplomação contou com apresentações culturais dos próprios estudantes. Participaram do programa Voto Consciente 2016 as escolas André Luiz da Silva Reis, Professor Antônio Epaminondas, Leônidas Antero de Matos, Dunga Rodrigues e Deputado Salim Nadaf.

A presidente do Tribunal, desembargadora Maria Helena Póvoas, considerou o evento como uma "coroação", pelo qual os alunos finalizaram todo o processo eleitoral estudantil. Em seu pronunciamento, a desembargadora conclamou os jovens a serem soldados e continuar participando da política e da luta pela consolidação da democracia no Brasil.  "Eu enalteço o espírito desse projeto, pois ele mostra a vocês a importância do voto e das causas que queremos brigar por elas. Esse projeto tem uma importância fundamental porque começa a mostrar e mexer com a consciência dos senhores no sentido de mobilizar desde agora, despertando a consciência cidadã em todos.  É da política que surge a qualidade da escola, da saúde pública, dos serviços públicos. Nós precisamos participar do processo. Não adianta esperar ser chamado para o grito de guerra, pintar o rosto e ir à rua bater panela. Eu preciso participar do processo para ter legitimidade, para poder reclamar. Quem não participa não tem legitimidade para reclamar. Precisamos enfrentar os problemas, precisamos de mais soldados do bem nessa guerra", enfatizou a presidente do TRE-MT.

A mesma emoção foi compartilhada pelo diretor da Escola Judiciária Eleitoral, Paulo Sodré. "Eu me encantei com este trabalho e fiquei apaixonado. E esse ano foi um ano cheio de trabalhos árduos, com seis grandes eventos realizados pela Escola Judiciária. Mas o momento mais esperado é este, porque é um momento em que o Tribunal se encontra a com a sociedade, aqui representada por alunos e professores", ressaltou o juiz Paulo Sodré.

O assessor pedagógico e a superintendente da Secretaria de Educação de Mato Grosso (Seduc/MT), respectivamente Alex Rufino e Mirta Grisel Garcia Kehler, também prestigiaram o evento. Ao se direcionar aos jovens, a superintendente falou da importância do papel político na construção dos futuros cidadãos. Ela destacou ainda que, para melhorar a educação, "é necessário ter essa consciência construída pelo Voto Consciente e ter responsabilidade enquanto eleitores nesse processo, fazendo assim uma escolha racional".

Antes da diplomação, a plateia de estudantes e professores assistiu a apresentações culturais feitas por outros alunos, que interpretaram as músicas "Velha infância" da banda Tribalistas e "Paz e amor" da dupla Jorge e Mateus. Houve ainda apresentação de capoeira e de outros grupos musicais.

Assim que foram diplomados, os jovens eleitos e juízes eleitorais finalizaram o evento cantando a música "É preciso saber viver", dos Titãs.

 

O projeto

Desenvolvido pela Escola Judiciária Eleitoral em parceria com a Secretaria de Educação de Mato Grosso (Seduc/MT), o projeto Voto Consciente é implantando em escolas públicas com o intuito de despertar a consciência cívica na comunidade escolar, fortalecer os princípios éticos e estimular a participação política consciente, livre e democrática.

Todo ano, cinco escolas são escolhidas para aderir ao programa. Cada instituição é responsável por formar cinco partidos que representam políticas públicas. Cada grupo é composto por alunos e professores, que constroem propostas que viabilizam melhorias no ambiente escolar.

No decorrer do Voto Consciente, os jovens estudantes participam de palestras, alistamento eleitoral, visitas guiadas no TRE-MT e realizam as eleições escolares.  Em ano eleitoral, os estudantes vivenciam as etapas do processo eleitoral oficial na íntegra, como registro de candidaturas, carga e lacre das urnas eletrônicas e apuração dos votos em tempo real.

ícone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Ícone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento ao público externo
De segunda a sexta-feira
De 7h30 às 13h30