Voto Consciente: calendário 2014 trabalha conceitos de cidadania

Lançado pela Escola Judiciária Eleitoral de Mato Grosso (EJE), o calendário educativo 2014 do Programa Voto Consciente traz em seu conteúdo mensagens que incentivam o exercício da cidadania. Item emblemático do Programa o calendário, já distribuído aos servidores da Justiça Eleitoral, é um dos espaços utilizados para levar ao conhecimento público tanto o registro das atividades realizadas quanto os conceitos trabalhados ao longo das ações do Voto Consciente.
Os textos contidos no calendário 2014 levam a uma reflexão sobre a importância de votar e a responsabilidade diretamente atrelada ao exercício do voto. Em cada mês há uma citação diferente, seguindo a cronologia do ano eleitoral. Janeiro, por exemplo, traz “O progresso começa com a convicção de que o necessário é possível”, do jornalista político norte-americano Norman Cousins, ativista falecido em 1990, que teve importante atuação em questões como desarmamento nuclear.
Para outubro, mês em que serão eleitos Presidente da República, Governadores, Senadores, Deputados Federais e Estaduais, foi escolhida a ponderação do presidente norte-americano Abraham Lincoln: “Você não consegue escapar da responsabilidade de amanhã esquivando-se dela hoje”.
Programa
O Programa Voto Consciente, implantado pelo TRE-MT em Cuiabá e desenvolvido mediante parceria firmada com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) desde 2011, consiste na execução de ações perante a comunidade escolar que objetivam propagar os conceitos de cidadania e exercício da democracia. Escolas participantes do programa sediam eleições paralelas, nas quais os estudantes e professores têm a oportunidade de vivenciar cada etapa do pleito, com o diferencial de que os candidatos não são pessoas e sim temas sociais.
Sob a direção do juiz membro Samuel Franco Dalia Júnior, a Escola Judiciária Eleitoral desenvolve o Programa Voto Consciente a partir de metodologias definidas por sua equipe, coordenada pela secretária da EJE, Janis Eyer Nakahati. As atividades do programa terão início a partir de março deste ano, assim que começar o ano letivo nas escolas estaduais de Mato Grosso.
O calendário educativo 2014 será enviado também a todas Zonas Eleitorais, a órgãos públicos de Cuiabá, aos TREs de todo o país e ao TSE.