Escola Judiciária do TRE conclui mais um curso de pós-graduação: 30 servidores beneficiados

A Escola Judiciária do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, em parceria com o grupo W. Educacional, realizou nesta sexta-feira (29/11) a prova presencial para a conclusão do curso de pós-graduação em Poder Judiciário com ênfase em Direito Eleitoral e Administração Judiciária Eleitoral.
A pós-graduação à distância teve início em 2012 e durante 18 meses foram ministradas diversas disciplinas, entre elas: ética da administração pública, história do Direito Eleitoral, português jurídico, políticas públicas e o Poder Judiciário, legislação eleitoral, direito processual eleitoral e gestão de projetos no setor público.
Ao todo, 30 servidores foram beneficiados com o curso. Entre eles está o técnico judiciário da 57º Zona Eleitoral de Paranatinga, Cláudio Martins Mendes, que concluiu sua primeira pós-graduação. “Este curso me trouxe um grande aprendizado, principalmente na área eleitoral. Já estou aplicando o conhecimento adquirido no exercício de minhas funções no cartório eleitoral”.
O diretor da Escola Judiciária e juiz membro do TRE, Samuel Franco Dalia Júnior, explica que os cursos de pós-graduação são custeados em parte pelo Tribunal, que busca com isso melhorar a eficiência dos serviços prestados à sociedade. “Investir na capacitação dos servidores é hoje uma prioridade e um dever de todas as instituições públicas, pois reflete diretamente na melhoria dos serviços públicos prestados. Inclusive essa é a determinação do Conselho Nacional de Justiça”.
A pós-graduação encerrada nesta sexta-feira (29) foi a terceira promovida pela Escola Judiciária Eleitoral em parceria com instituições de ensino. Em 2007 a Universidade de Brasília (UnB) ministrou o curso de pós-graduação em Direito Eleitoral Constitucional. No ano seguinte, em 2008, a Fundação Getúlio Vargas foi a responsável pela pós-graduação em Gestão Pública.
Desde que foi instaurada, em 2005, a Escola Judiciária promoveu, além das três pós-graduações, cursos de extensão, ciclos de estudos, seminários, fóruns, entre outros eventos voltados para a área do Direito Eleitoral.
Em geral, as iniciativas da Escola Judiciária beneficiam servidores, magistrados e promotores eleitorais, advogados, acadêmicos de Direito, representantes de partidos políticos, entre outros.