Qualificação: Servidor do TRE faz Especialização em Direito Eleitoral no México

O Chefe de Cartório da 55ª Zona Eleitoral de Cuiabá (MT), Frederico Alvim, vai participar entre os dias 22 de julho a 7 de agosto deste ano, no México, do Curso de Especialização Internacional em Direito Eleitoral, promovido pela Universidad Nacional Autónoma do México (UNAM).
O curso tem carga horária de 180 horas e é composto por 15 módulos: Estado Constitucional; Democracia; Sistemas Eleitorais; Direito Parlamentar; Partidos Políticos; Sistemas de partidos; Financiamento de partidos; Transparência e Eleições; Administração Pública Eleitoral 1; Administração Pública Eleitoral 2; Crimes Eleitorais; Propaganda e enquetes eleitorais; Sistemas e fórmulas eleitorais; Sufrágio; Processo Eleitoral; e Justiça Eleitoral.
Frederico Alvim possui outras especializações na área eleitoral, e encontra-se na fase final de um curso de doutorado na mesma disciplina. É autor das obras “Direito Eleitoral e Partidário” e “Manual de Direito Eleitoral”.
Ele explica que a qualificação tem refletido positivamente no desempenho de suas atividades. “A legislação eleitoral sofre constantes modificações e para me manter atualizado busco participar dos cursos. Utilizo o conhecimento adquirido no desempenho da minha função na Justiça Eleitoral”.
O servidor Frederico Alvim ressalta ainda que sempre encontrou apoio no Tribunal Regional Eleitoral para se qualificar. “Toda instituição que busca prestar à sociedade serviços de qualidade, deve compreender que isso só será possível com a constante capacitação de seus servidores”.
Quanto à escolha pela UNAM, Frederico Alvim explica que seu deu por diversos motivos, entre eles: é considerada a segunda melhor universidade da América Latina; o Coordenador do curso, Jorge Fernández Ruiz, é autor de um tratado de direito eleitoral, um dos livros mais interessantes da área já publicado; e o corpo docente do curso é composto por professores de 12 países (Argentina, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Equador, Espanha, Guatemala, Nicarágua, Peru e Uruguai).