Juíza diploma eleitos em Cuiabá com alerta sobre compromissos de campanha

TRE-MT Juíza Valdeci Siqueira, Vice-prefeito João Malheiros e Des. Rui Ramos

Com um firme pronunciamento em defesa da ética, da transparência e da lisura no exercício de cargos públicos, a juíza da 39ª zona eleitoral, Valdeci Moraes de Siqueira, conduziu na manhã desta quarta-feira (19/12) a cerimônia de diplomação dos eleitos a prefeito, vice-prefeito e vereador de Cuiabá, nas eleições de outubro deste ano. A cerimônia aconteceu no Centro de Eventos do Pantanal. Além dos 25 vereadores foram diplomados os três primeiros suplentes de cada partido ou coligação que disputou as eleições proporcionais.

A magistrada pediu que os diplomados cumpram seus mandatos de forma transparente e em sintonia com os anseios de toda a população cuiabana. “Prefeito, vice-prefeito, vereadores e suplentes de Cuiabá, recebam seus diplomas em ato público, como deve ser pública e para o público sua gestão”.

Ela observou ainda a necessidade de manter os compromissos assumidos com a população, em detrimento dos interesses de grupos políticos. “Esse é o princípio básico da democracia: disputar inicialmente e, uma vez concretizada a vitória, administrar e legislar indistintamente para toda a população. Isso requer acima de tudo maturidade, ética política, desprendimento de compromissos pessoais, firmando-se pacto com o bem comum”.        

A magistrada também mencionou os requisitos básicos de um bom homem público, como dignidade, competência e lealdade. “Dignidade, para se respeitar e fazer-se respeitado; competência, para decidir com conhecimento de causa e jamais por pressões ou aliciamentos; e lealdade, para honrar não só o prometido em campanha, mas também ser leal para com os princípios democráticos, tendo a sensibilidade de administrar o município e propor e aprovar leis que recaiam em benefício de toda a população”.

Representando os vereadores, o candidato eleito Ricardo Saad discursou relembrando a história das atribuições dos vereadores, cujo primeiro registro foi em Portugal e eram vinculados às autoridades judiciárias. “Fomos escolhidos para trabalhar juntos, discutindo temas como desenvolvimento econômico, preservação do ambiente mediante uso de tecnologias limpas, políticas públicas e valorização da diversidade cultural”.

O candidato eleito para comandar a prefeitura da Capital, Mauro Mendes, reafirmou seu compromisso de trabalhar pela Cidade que o elegeu.

Após entregar os diplomas, a juíza eleitoral e as autoridades presentes, entre elas o atual prefeito da cidade, Francisco Galindo, homenagearam o presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Rui Ramos Ribeiro, que recebeu uma placa de agradecimento pela forma como conduziu as eleições municipais em todo o Estado.

Um vídeo-documentário foi exibido aos presentes, que puderam conhecer de forma sucinta, todas as etapas do grandioso trabalho de preparação das eleições em Mato Grosso.

ícone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Ícone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento ao público externo
De segunda a sexta-feira
De 7h30 às 13h30