Partidos e coligações participam de cerimonia que oficializa sistema de votos
Partidos e coligações participam de cerimonia que oficializa sistema de votos
(Cuiabá/MT – 30/09) – Representantes de partidos políticos e coligações, Ministério Público Eleitoral e juizes e promotores eleitorais participaram na tarde deste sábado (30), no Centro de Eventos do Pantanal, da cerimônia de oficialização do sistema que fará a totalização dos votos apurados no Estado. Vários testes são realizados pelo TSE com o software que totaliza os votos recebidos pelas urnas, assim a partir de uma senha que oficializa o sistema, e que é digitada em cerimônia pública o mesmo software passa a entender que as informações recebidas a partir daquela data não fazem parte de um teste. Na ocasião, também é emitida a “zerésima”, documento impresso que certifica que no sistema não há nenhum voto computado, ou seja, que o sistema está vazio de informações.
“A cerimônia pública é realizada com o objetivo de não deixar dúvidas quanto a lisura dos sistemas eleitorais”, destacou o presidente da comissão apuradora e totalizadora dos votos, desembargador José Silvério Gomes, que também é formada pelos juizes membros do Pleno, Renato César Vianna Gomes e Antônio Horácio da Silva Neto. A cerimônia foi aberta pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, desembargador Antonio Bitar Filho que destacou a confiabilidade pelo eleitor do processo informatizado das eleições no país. “As urnas são incontestáveis. Em 10 anos de sua existência nunca houve dúvidas quanto à sua lisura”, afirmou Bitar.
Participaram do evento representantes do PDT, PHS, PSC da coligação Mato Grosso Unido e Justo da coligação Frente Trabalhista Cristã.