Urnas de Cuiabá e Guiratinga sorteadas para passar por processo de auditoria
Urnas de Cuiabá e Guiratinga sorteadas para passar por processo de auditoria
(Cuiabá/MT - 30/09) - As urnas eletrônicas que foram preparadas para receber votos na seção 845, da 1ª Zona Eleitoral de Cuiabá, e na seção 40, da 2ª Zona Eleitoral de Guiratinga, foram sorteadas neste sábado (30/09), às 9h, em cerimônia realizada no Salão de Eventos do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE/MT), para passar pro procedimento de auditoria no domingo, 1° de outubro, em cerimônia pública que será realizada de 8H às 17h, no mesmo local.
Conhecido como apuração paralela, o procedimento consiste no lançamento de votos nas respectivas urnas eletrônicas a partir de cédulas previamente preenchidas (Em mato Grosso foram convidados representantes de partidos políticos e estudantes do Colégio Salesiano São Gonçalo). Toda a operação será filmada. No final, os resultados da urna eletrônica e da votação em cédulas serão comparados para certificar a lisura do voto eletrônico.
A apuração paralela é uma das maneiras de a Justiça Eleitoral demonstrar a segurança da urna eletrônica. O procedimento está sendo realizado em todos os Tribunais Eleitorais, a começar pelo Tribunal Superior Eleitoral.
Em Mato Grosso o processo de auditoria está sendo comandado pelo juiz membro substituto do TRE/MT Jones Gattas e conta com a participação de representantes do Ministério Público Eleitoral, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e partidos políticos.