Movimento nas centrais on-line surpreende até o TRE

Movimento nas centrais on-line surpreende até o TRE

(Mirassol D'Oeste - 21/12) - O movimento de eleitores nas centrais de título on-line está surpreendendo até mesmo a direção do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, afirmou o presidente da instituição, desembargador Jurandir Florêncio de Castilho. De julho deste ano até hoje pela manhã, conforme levantamento da Secretaria de Informática, foram impressos 35.589 documentos - movimento de um ano. Castilho instala hoje, às 10h30, a 29ª central de título on-line, Mirassol D’Oeste (300 Km de Cuiabá).
Para o presidente, o grande movimento está sendo ocasionado pela rapidez verificada no atendimento prestado pelas centrais de título on-line. “Antes, esse mesmo serviço demorava mais de quatro meses para ser concluído. Agora, o eleitor recebe o seu título no ato do requerimento, em tempo máximo de 10 minutos”, explicou.
O desembargador comemora o sucesso das centrais de atendimento, principalmente porque inicialmente a modernização desse serviço era visto com certa reserva pelo Tribunal Superior Eleitoral. A Corte Superior estava preocupada com os custos de instalação e manutenção dessas centrais. Mas em Mato Grosso o TRE inovou, disse Castilho, ao buscar parcerias com Prefeituras, Câmaras Municipais, partidos políticos, comércio, indústria e demais segmentos da sociedade.
Com isso, para a implantação de 28 das 29 centrais, a Justiça Eleitoral recebeu até o momento cerca de R$ 300 mil em doações, para compra de equipamentos, móveis, reformas e até construção de prédios para abrigar as centrais de título on-line e para armazenar urnas eletrônicas. Muitos municípios também assumiram a responsabilidade pelo custos de telefonia.
Em Mirassol, segundo o juiz Hildebrando Costa Marques, os custos da implantação da central foram divididos entre as Prefeituras e Câmaras da cidade sede e dos municípios de Porto Esperidião e Glória D’Oeste. Mas também participaram uma indústria de bebidas e um frigorífico.
Até abril do próximo ano o TRE pretende instalar centrais em todos os 43 municípios sedes de Zonas Eleitorais, informou o presidente.

ícone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Ícone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento ao público externo
De segunda a sexta-feira
De 7h30 às 13h30