TSE testa protótipo de urna com voto impresso

TSE testa protótipo de urna com voto impresso

As empresas Unisys e Procomp disputam a produção de 51 mil urnas eletrônicas a serem compradas pelo Tribunal Superior Eleitoral para as eleições de 2002. Desse total, 23,2 mil urnas já terão o sistema de votação eletrônica com impressão de comprovante de voto.
Nas eleições gerais marcadas para o dia 6 de outubro, além dos Estados de Sergipe e do  Distrito Federal, e das cidades de Maceió (AL) e Cuiabá (MT), o sistema de impressão do voto será testado em mais 71 municípios de todo o país, totalizando 19.658 seções.
O novo sistema, que permite a recontagem dos votos, foi aprovado no último dia 12, pela Câmara dos Deputados, e depende agora de sanção do presidente Fernando Henrique Cardoso.
Pelo projeto, o eleitor poderá conferir os candidatos escolhidos por ele, através de uma tela de vidro. Entretanto, o comprovante não poderá ser retirado da urna.
A conclusão da licitação está prevista para o fim de janeiro próximo. O TSE já concluiu a primeira fase da licitação. Na análise de documentação, tanto a Unisys quanto a Procomp foram aprovadas. A segunda etapa começou ontem, com os testes dos protótipos, que passarão por várias avaliações. Durante todo o dia de ontem, o teste foi para comprovar a autonomia da bateria da urna, que deve funcionar, no mínimo, por oito horas e, no máximo, por dez horas, correspondente a um dia de votação.
Todas as especificações técnicas do protótipo foram definidas pela Justiça Eleitoral, ficando apenas o modelo a critério das empresas. A única exigência do TSE é que o módulo externo de impressão fique na parte superior da urna, de forma a facilitar a visualização do eleitor.
Na terceira etapa, serão analisados os preços dos fabricantes. O custo previsto para a compra das novas urnas é de 110 milhões de reais. A expectativa do TSE é de que esse valor  seja reduzido, em função da concorrência entre as duas empresas.

ícone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Ícone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento ao público externo
De segunda a sexta-feira
De 7h30 às 13h30