TRE-MT recebe projeto Juva, uma iniciativa da Prefeitura de Cuiabá com aval da Unicef

Cerca de 20 jovens indicados pelos Centros de Referência de Assistência Social da capital, e também pelo projeto Siminina, participaram da palestra


O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) recebeu nesta terça-feira (10) o grupo J...

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) recebeu nesta terça-feira (10) o grupo Jovens Unidos pela Vida na Amazônia (Juva), um projeto da Prefeitura Municipal de Cuiabá e da Unicef. Ao todo, 20 jovens indicados pelos Centros de Referência de Assistência Social da capital, e também pelo projeto Siminina, participaram de uma palestra sobre cidadania, história da democracia, funcionamento da urna eletrônica e organização eleitoral.

Segundo o secretária da Escola Judiciária Eleitoral, Janis Nakahati, estes jovens atuarão como multiplicadores nos bairros de Cuiabá. “É fundamental que a juventude entenda e conheça os sistemas de segurança da Justiça Eleitoral, que não acreditem em qualquer coisa que recebem no Whatsapp. Este envolvimento desperta o interesse em participar da política, que podem oferecer uma energia necessária para renovação”. 

Para coordenadora de Desenvolvimento de Políticas Sociais da Secretaria de Assistência Social e Direito Humano de Cuiabá, Andreia Delgado, “O projeto Juva segue o guia metodológico da Unicef. Os jovens possuem desafios obrigatórios, sendo que um deles é o  #partiumudar, onde são abordados temas como o voto consciente, cidadania, que somente através do voto eles podem ampliar sua consciência sobre as políticas públicas voltadas não só para eles, mas para toda a família, o nosso município, e mesmo o país como um todo”. 

Uma palestra maior será realizada no dia 18 de março, conforme explicou a mobilizadora do Juva/ Secretaria Municipal de Educação, Andrea Mesquita. “Esse jovens atuarão como multiplicadores. Teremos palestras maiores, indo nas escolas municipais. O jovem que desejar participar deste grupo deve buscar informação na nossa rede Cras, no CPA, Osmar Cabral ou Getúlio Vargas. 

JUVA

O Juva consiste de grupos de jovens organizados em rede. Eles discutem questões importantes para o seu desenvolvimento, implementam ações e levam suas reinvindicações à gestão pública municipal. A participação cidadã de adolescentes é ao mesmo tempo um direito e um instrumento para conhecer e reivindicar outros direitos, enfrentar vulnerabilidades e superar desigualdades que afetam as suas vidas.

Para promover uma agenda contínua de participação de adolescentes, o Selo UNICEF solicita um conjunto de oito desafios nos quais os núcleos de Cidadania de Adolescentes devem se engajar:

  • DESAFIO 1: Promover o direito ao esporte seguro e inclusivo

  • DESAFIO 2: Promover a alimentação saudável e prevenir a obesidade

  • DESAFIO 3: Conhecer e divulgar a Lei da Aprendizagem para criar oportunidades de conciliar aprendizagem no emprego com permanência na escola

  • DESAFIO 4: Promover o direito à inclusão digital e ao uso seguro da internet

  • DESAFIO 5: Promover a educação para a cidadania democrática – #Partiu Mudar [desafio obrigatório]

  • DESAFIO 6: Promover a inclusão escolar e a troca de saberes – Fora da escola não pode

  • DESAFIO 7: Promover o direito à saúde sexual e reprodutiva

  • DESAFIO 8: Promover práticas de enfrentamento ao racismo

Matéria Daniel Dino

Assessoria TRE-MT


ícone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Ícone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento ao público externo
De segunda a sexta-feira
De 7h30 às 13h30