TRE-MT lança campanha institucional de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher

Campanha interna e externa do TRE-MT busca orientar, acolher e conscientizar sobre a violência contra a mulher, reforçando o compromisso institucional com a proteção e os direitos humanos.

TRE-MT CAMPANHA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

Com o objetivo de promover um ambiente de trabalho seguro, acolhedor e livre de qualquer forma de violência doméstica e familiar, o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) dará início, nesta quinta-feira (10.07), à Campanha “Quebre o Silêncio. Você não está sozinha, voltada à orientação, acolhimento e conscientização sobre o enfrentamento à violência contra mulheres. A iniciativa será realizada até o dia 16 de julho e integra o Programa de Prevenção e Medidas de Segurança voltado ao Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra Magistradas e Servidoras e que está alinhado ao protocolo estabelecido na Recomendação nº 102/2021 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Voltada ao público interno e externo, a campanha é coordenada pela Assessoria de Comunicação Social (ASCOM), sob a gestão da Presidência do Tribunal, e contempla a publicação de matéria jornalística, cards informativos nas redes sociais, envio de mensagens por e-mail aos servidores e divulgação na intranet institucional.

Durante toda a semana, serão abordados diferentes aspectos relacionados à violência doméstica, como os tipos de violência, os sinais de alerta, os impactos psicológicos, a importância da rede de apoio e o papel da sociedade no enfrentamento ao problema. Todas as peças da campanha destacam os canais oficiais de denúncia disponíveis.

“A violência doméstica é uma das formas mais graves de violação dos direitos humanos e, infelizmente, ainda persiste em todos os setores da sociedade. Romper com esse ciclo exige informação, acolhimento e ação institucional concreta. Por isso, essa campanha reforça o nosso compromisso com a proteção das mulheres que integram o nosso quadro e com a construção de um ambiente institucional mais seguro, empático e humano”, destacou a presidente do TRE-MT, desembargadora Serly Marcondes Alves.

Canais de denúncia

No âmbito do TRE-MT, denúncias internas podem ser feitas pelo e-mail:
ouvidoriadamulher@tre-mt.jus.br

Já os canais públicos disponíveis são:

Disque 180 – Violência doméstica

Disque 190 – Emergência (Polícia Militar)

Disque 197 – Emergência (Polícia Civil)

Em Cuiabá, as vítimas também podem procurar a Delegacia da Mulher:
(65) 3901-4277 (atendimento das 8h às 18h)
e-mail: dmulhercba@pjc.mt.gov.br

Compromisso institucional

Formalizado pela Resolução nº 2.869/2024, o Programa de Prevenção e Medidas de Segurança voltado ao enfrentamento da violência doméstica e familiar contra magistradas e servidoras prevê, entre outras ações: a capacitação contínua sobre o tema, implementação de medidas de segurança personalizadas, suporte institucional às vítimas e campanhas regulares de conscientização.

Jornalista: Andréa Martins Oliveira

#DescriçãodaImagem: Card da campanha “Quebre o Silêncio. Você não está sozinha!”, do TRE-MT. Fundo vermelho e azul. À esquerda, a frase principal em destaque. À direita, símbolo de pare com uma mão e o texto “Violência doméstica e familiar contra a mulher”. Logos da Ouvidoria da Mulher e do TRE-MT no rodapé.

ícone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Ícone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento:

Dias úteis - 07:30h às 13h:30;