Justiça Eleitoral realiza entrega de 102 títulos eleitorais a indígenas de sete aldeias de Mato Grosso

Os documentos entregues pertencem aos eleitores que residem nas aldeias de Paksamba, Pequizal, Alto da Glória, Capivara, Paranavaí, Diaurum e Kamicap, todas em São Feliz do Araguaia.

TRE-MT Indigena

Garantir ao eleitor indígena o exercício do voto não importa em qual ponto ele resida da imensa extensão territorial de Mato Grosso. Foi em prol desse objetivo que servidores da 15ª Zona Eleitoral, situada em São Félix do Araguaia, estiveram nesta sexta-feira (27/09), na Aldeia Capivara, para realizar a entrega de 102 títulos eleitorais. Os documentos entregues pertencem aos eleitores que residem nas aldeias de Paksamba, Pequizal, Alto da Glória, Capivara, Paranavaí, Diauarum e Kamicap, todas em São Feliz do Araguaia.

Com a entrega dos títulos, a Justiça Eleitoral conclui um trabalho que teve início em abril deste ano, quando realizou um mutirão de atendimento na Aldeia Capivara, da etnia Kayabi, Parque Indígena do Xingu. Na ocasião, para chegar até a comunidade indígena, os servidores 15ª ZE utilizaram-se de transporte fluvial (3 a 5 horas de navegação), partindo do ponto isolado na Terra indígena Kapoto Jarina. O tempo total de viagem, incluindo estrada e parte fluvial, foi de aproximadamente 30 horas.

“Foi a primeira vez que a Justiça Eleitoral realizou esse trabalho na região extremamente isolada. É gratificante realizar a entrega desses títulos. Esse momento representa a conclusão de um trabalho voltado a garantir a comunidade indígena a plena habilitação para participar do pleito democrático, e por meio do voto, escolher seus representantes”, ressaltou o analista judiciário do TRE, Tiago Lima Magalhães da Cunha.

Para o eleitor Siriaiup Kaiabi, que reside na Aldeia Capivara, a iniciativa da Justiça Eleitoral vai beneficiar toda a comunidade indígena.  “Para conseguir o título era uma distância e um gasto para comunidade, difícil para sair daqui e ir até a cidade. Agora com o título, vai ter uma urna na aldeia. É um avanço e uma conquista para a comunidade. Estamos satisfeitos com esse trabalho do cartório eleitoral”.

A 15ª Zona Eleitoral contempla, além São Félix do Araguaia, os municípios de Alto Boa Vista, Luciara e Novo Santo Antônio, sendo responsável por quase 15 mil eleitores.  

Jornalista: Andréa Martins Oliveira

 

📲 Siga as mídias do TRE-MT

 facebook /   Flickr  / Twitter   Instagram

ícone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Ícone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento ao público externo
De segunda a sexta-feira
De 7h30 às 13h30