TRE-MT conclui quarto módulo da trilha Formação em Liderança
Nesta turma são 28 alunos de técnicos e analistas da Justiça Eleitoral que buscam capacitação para o desenvolvimento pessoal e profissional.
Com foco no aprimoramento das competências para a formação de novos líderes, o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) concluiu o quarto módulo da sua Academia de Liderança, trilha Formação em Liderança. Nesta turma são 28 alunos de técnicos e analistas da Justiça Eleitoral que buscam capacitação para o desenvolvimento pessoal e profissional. Neste módulo foram trabalhadas teorias e práticas de comunicação.
“Todos praticamos a comunicação, porém podemos avançar o conhecimento para prática de uma comunicação eficaz, verbal, não verbal e mesmo escrita. É preciso desenvolver a comunicação não violenta, o ato de ouvir como essência do diálogo, com uma escuta ativa e reflexiva. São técnicas possíveis para identificar o perfil do receptor de cada mensagem, melhorando a superação de barreiras emocionais e pessoais que podem criar ruídos na comunicação”, explicou a advogada Michelle Alves Donegá Silveira, instrutora palestrante do módulo.
Ela ainda destacou os principais ruídos da comunicação e como superá-los, assim como os canais de comunicação (visual, auditivo e cenestésico). Outro ponto destacado foram as formas corretas de dar e receber feedback no ambiente profissional, em como esta pratica contribui para o desenvolvimento corporativo.
Além deste conteúdo, a jornalista Andrea Martins coordenou o workshop Midiatraining, oportunidade onde os alunos conheceram as principais técnicas de entrevista. “A sociedade vê o poder o público pelos olhos da imprensa. Os servidores que participam da Academia de Liderança devem estar capacitados para prestar informações sobre a Justiça Eleitoral aos jornalistas que buscam entrevistas no órgão. Fizemos um panorama sobre o perfil de cada meio de comunicação, sobre os profissionais que atuam nestes, assim como técnicas para manter a calma e conseguir transmitir a informação de forma clara e precisa”.
Além da teoria, os alunos realizaram uma atividade onde fizeram o papel de entrevistadores e entrevistados, sendo que a linguagem utilizada por cada um foi analisada com posterior sugestões de melhoria.
Jornalista Daniel Dino
Assessoria TRE-MT
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