TRE-MT conclui quarto módulo da trilha Formação em Liderança

Nesta turma são 28 alunos de técnicos e analistas da Justiça Eleitoral que buscam capacitação para o desenvolvimento pessoal e profissional.

Equipe do TRE-MT no encerramento

Com foco no aprimoramento das competências para a formação de novos líderes, o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) concluiu o quarto módulo da sua Academia de Liderança, trilha Formação em Liderança. Nesta turma são 28 alunos de técnicos e analistas da Justiça Eleitoral que buscam capacitação para o desenvolvimento pessoal e profissional. Neste módulo foram trabalhadas teorias e práticas de comunicação.

 “Todos praticamos a comunicação, porém podemos avançar o conhecimento para prática de uma comunicação eficaz, verbal, não verbal e mesmo escrita. É preciso desenvolver a comunicação não violenta, o ato de ouvir como essência do diálogo, com uma escuta ativa e reflexiva. São técnicas possíveis para identificar o perfil do receptor de cada mensagem, melhorando a superação de barreiras emocionais e pessoais que podem criar ruídos na comunicação”, explicou a advogada Michelle Alves Donegá Silveira, instrutora palestrante do módulo.

 Ela ainda destacou os principais ruídos da comunicação e como superá-los, assim como os canais de comunicação (visual, auditivo e cenestésico). Outro ponto destacado foram as formas corretas de dar e receber feedback no ambiente profissional, em como esta pratica contribui para o desenvolvimento corporativo.

 Além deste conteúdo, a jornalista Andrea Martins coordenou o workshop Midiatraining, oportunidade onde os alunos conheceram as principais técnicas de entrevista. “A sociedade vê o poder o público pelos olhos da imprensa. Os servidores que participam da Academia de Liderança devem estar capacitados para prestar informações sobre a Justiça Eleitoral aos jornalistas que buscam entrevistas no órgão. Fizemos um panorama sobre o perfil de cada meio de comunicação, sobre os profissionais que atuam nestes, assim como técnicas para manter a calma e conseguir transmitir a informação de forma clara e precisa”.

 Além da teoria, os alunos realizaram uma atividade onde fizeram o papel de entrevistadores e entrevistados, sendo que a linguagem utilizada por cada um foi analisada com posterior sugestões de melhoria.

 

Jornalista Daniel Dino

Assessoria TRE-MT


Curta a página do TRE-MT no facebook

Acesse o TRE-MT no Flickr 

Acompanhe o TRE-MT pelo Twitter

Siga o TRE-MT no Instagram


icone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Icone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento ao público externo
De segunda a sexta-feira
De 7h30 às 13h30