Justiça Eleitoral marca presença na expedição Araguaia Cidadão; 6 municípios serão contemplados

Durante a expedição, a unidade de atendimento da Justiça Eleitoral ofertará aos cidadãos serviços de alistamento eleitoral, revisão, transferência e emissão de segunda via, guia de multa e certidão de quitação eleitoral.

expedição Araguaia

Teve início na segunda-feira (12 de agosto) a expedição do Araguaia Cidadão. A Justiça Eleitoral estará presente na caravana do dia 13 a 20, quando o projeto percorrerá os municípios de Alto Araguaia, Araguainha, Ponte Branca, Ribeirãozinho, Torixoréu e Pontal do Araguaia. A iniciativa é desenvolvida pelo Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso com o apoio de diversas instituições e entidades públicas e privadas. O objetivo é proporcionar ao cidadão acesso à Justiça, à saúde, à cidadania e promover ações que despertem a consciência ambiental.

 A Justiça Eleitoral estará presente na expedição por meio da atuação das 08ª (Alta Araguaia, Araguainha e Ponte Branca) e da 09ª Zona Eleitoral (Ribeirãozinho, Torixoréu e Pontal do Araguaia).

 Durante a expedição, a unidade de atendimento da Justiça Eleitoral ofertará aos cidadãos serviços de alistamento eleitoral, revisão, transferência e emissão de segunda via, guia de multa e certidão de quitação eleitoral. Também será possível receber orientações, desde que as dúvidas estejam relacionadas com a atuação da Justiça Eleitoral.

 O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, desembargador Gilberto Giraldelli, esteve presente na abertura da expedição, ocasião em que destacou a importância da iniciativa. “É uma tradição do Poder Judiciário de Mato Grosso promover essa assistência judicial e social e a Justiça Eleitoral não poderia ficar de fora dessa sistemática, exatamente porque compreendemos a dimensão de sua importância. Entendemos que a cidadania começa, evidentemente, com a emissão de documentos mais básicos, como a certidão de nascimento, RG, CPF, e se amplia quando o cidadão se habilita a participar ativamente da vida política, por meio do exercício do voto e da  escolha de seus representantes. A Justiça Eleitoral não deve somente esperar que o cidadão venha até os postos de atendimento. Precisamos nos deslocar até os eleitores, principalmente os que residem em locais mais distantes e de difícil acesso. Isso é promover cidadania”.

 Além da Justiça Eleitoral são parceiros do projeto diversas instituições públicas e privadas, como o Executivo estadual, Marinha do Brasil, Exército, Polícias Militar, Civil e Rodoviária Federal, Defesa Civil, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Assembleia Legislativa, prefeituras e câmaras municipais.

  Essa união de esforços permite a oferta de diversos serviços ao cidadão como o registro tardio, resolução de conflitos sociais, casamento comunitário, consultas médicas, oftalmológicas e odontológicas, vacinas e a confecção de documentação. Além disso, a expedição recebeu da Receita Federal 4.600 quilos de roupas, mantas, toalhas e sandálias que serão doados aos moradores desses municípios. Os produtos são oriundos de contrabando ou descaminho.

  

Cronograma:

 

Em Alta Araguaia a expedição acontecerá nos dias 13 e 14, na Universidade do Estado de Mato Grosso. No dia 15, o atendimento será município de Araguaia, na Escola Estadual Rui Barbosa. Em seguida, no dia 16, será a vez de Ponte Branca e a caravana será instalada na Escola Municipal Humberto Angelone.

 Já em Ribeirãozinho, a expedição acontecerá no dia 17 no CRAS – Centro de Referência e Assistência Social (CRAS). No dia 18, será comtemplado o município de Torixoréu, onde o atendimento acontecerá na Escola Estadual Febrôni Rodrigues. A caravana chega em Pontal no Araguaia no dia 19, onde permanece até o dia 20, na feira coberta.

 Em todos os municípios os serviços serão prestados no mesmo horário, das 09h às 17h.

 

Jornalista: Andréa Martins Oliveira

 

Curta a página do TRE-MT no facebook

Acesse o TRE-MT no Flickr 

Acompanhe o TRE-MT pelo Twitter

Siga o TRE-MT no Instagram

ícone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Ícone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento ao público externo
De segunda a sexta-feira
De 7h30 às 13h30