Escola Judiciária Eleitoral realiza Ciclo de Estudos em Direito Eleitoral

Ciclo de estudos 2016

A Escola Judiciária Eleitoral de Mato Grosso realiza nos dias 9 e 10 de junho o primeiro Ciclo de Estudos em Direito Eleitoral de 2016, voltado a aprimorar os conhecimentos dos servidores, magistrados, promotores eleitorais e advogados. O período de inscrições será aberto a partir do dia 18 de maio. O evento será realizado no auditório da Casa da Democracia, anexo ao prédio do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT).

A abertura do Ciclo de Estudos será feita pela presidente o TRE-MT, desembargadora Maria Helena Póvoas, pelo vice-presidente, desembargador Luiz Ferreira da Silva, e pelo diretor da Escola, juiz membro Paulo Sodré.

O primeiro painel será apresentado pelo ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral, Joelson Dias, que é também secretário do Conselho de Colégios e Ordem dos Advogados do Mercosul, e pelo Secretário Judiciário do TRE de Minas Gerais, Diogo Cruvinel, mestre em Direito Público. Ambos vão discorrer sobre reforma eleitoral. A mesa será presidida pela desembargadora Maria Helena Póvoas.

Às 14 horas terá início o painel sobre o regime constitucional dos partidos políticos e a minirreforma eleitoral de 2015, e respectivas consequências nas eleições de 2016. Este painel terá como expositor o presidente do Conselho Consultivo do Instituto Paranaense de Direito Eleitoral (IPRADE), membro da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (ABRADEP) e do Instituto Brasileiro de Direito Eleitoral (IBRADE), advogado Guilherme Gonçalves. O juiz membro do TRE-MT, Marcos Faleiros da Silva, será o presidente da mesa.

O último painel do dia 9 de maio, com início às 16 horas, tratará do registro de candidaturas, inelegibilidades, Lei da Ficha Limpa e minirreforma eleitoral, com exposição da presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB do Distrito Federa, secretária-Geral da ABRADEP e membro do IBRADE, advogada Gabriela Rollemberg. A mesa será presidida pelo juiz membro do Pleno do TRE-MT, Ricardo Gomes de Almeida.

O segundo dia do Ciclo de Estudos será aberto às 8h30 com o painel sobre o novo Código de Processo Civil e sua repercussão no Direito Eleitoral. Será apresentado pelo advogado Ludgero Liberato, Membro da Associação Brasileira de Direito Eleitoral e Político e mestre em Direito Processual pela Universidade Federal do Espírito Santo. O juiz auxiliar da Corregedoria do Poder Judiciário de Mato Grosso, Antônio Veloso Peleja Júnior, presidirá esta mesa.

As condutas vedadas a agentes públicos em ano eleitoral serão tema do painel que terá início às 10h30, apresentado pelo advogado Rodolfo Viana, coordenador geral da ABRADEP e membro da Comissão Nacional de Direito Eleitoral da OAB. Esta mesa será presidida pelo desembargador Luiz Ferreira da Silva.

Haverá ainda o painel sobre propaganda eleitoral, apresentado pelo advogado Arthur Rollo, doutor e mestre em Direito pela PUC-SP, cuja mesa será presidida pelo juiz auxiliar da presidência do TRE-MT, Lídio Modesto da Silva filho.

O último painel do evento vai discorrer sobre arrecadação, gastos e prestação de contas de campanha, pelo Coordenador de Controle de Contas Eleitorais e Partidárias do TRE-MG, Júlio César Diniz. A mesa será presidida pelo coordenador de Controle Interno e Auditoria do TRE-MT, Daniel Taurines.

DOWNLOADS:

FICHA DE INSCRIÇÃO (PDF)

CRONOGRAMA DO EVENTO (PDF)

ENCAMINHAR FICHAS DE INSCRIÇÕES PARA O E-MAIL: eje@tre-mt.gov.br

INFORMAÇÕES: 3362-8123

ícone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Ícone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento ao público externo
De segunda a sexta-feira
De 7h30 às 13h30