Casa da Democracia atendeu 1,2 mil eleitores em um dia; em todo o Estado foram quase 10 mil

Atendimento ao Eleitor.
Foto: Alair Ribeiro/TRE-MT

A Justiça Eleitoral atendeu 1.239 eleitores na Casa da Democracia, em Cuiabá (MT), nesta segunda-feira (2), a dois dias do fechamento do cadastro eleitoral. Em Várzea Grande foram atendidos 593 eleitores na mesma data. Em todo o Estado foram quase 10 mil atendimentos, em apenas um dia. O volume de atendimentos demonstra a propensão do brasileiro de deixar para cumprir seus compromissos no final do prazo permitido.

Para absorver demanda tão grande, além de trabalhar em regime de força-tarefa, o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso conta com o apoio do Exército, que cedeu soldados para auxiliar no atendimento aos eleitores.

A cena de cartórios eleitorais lotados é comum na semana do fechamento do cadastro, que acontece nos anos eleitorais, 150 dias antes das eleições. Neste ano de 2016, o fechamento do cadastro será 4 de maio.

O cadastro eleitoral é reaberto em novembro dos anos eleitorais. Ou seja, desde novembro de 2014 a Justiça Eleitoral aguarda os eleitores que precisavam regularizar sua situação ou solicitar transferência de domicílio. Mas, durante todo esse período, em especial no decorrer do ano de 2015, os espaços de atendimento ao eleitor permaneceram praticamente vazios, com volume de atendimentos muito inferior à sua capacidade.  Ontem, na Casa da Democracia, 256 eleitores buscavam a transferência de domicílio e 305 queriam apenas atualizar o cadastro eleitoral.

Além de ampliar a equipe para suportar o exponencial crescimento da demanda nos últimos dias, desde 25 de abril que a Justiça Eleitoral em Mato Grosso atende em horário estendido, das 7h30 às 17h30, sem intervalo para o almoço. No sábado (30/04) houve plantão em 41 municípios.

 

Biometria não é obrigatória em Cuiabá e Várzea Grande


O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso informa que o cadastro biométrico dos eleitores não é obrigatório em Cuiabá, Várzea Grande, Sinop, Sorriso, Tangará da Serra, Barra do Garças, Alta Floresta, Alto Araguaia, Arenápolis, Barão de Melgaço, Cáceres e Mirassol do Oeste.

Nestes municípios devem procurar a Justiça Eleitoral apenas os eleitores que completaram ou vão completar 18 anos até a data da eleição (primeiro título), aqueles que precisam transferir o domicílio eleitoral de um município para outro, e os que estão com o título cancelado.

Os eleitores que não se enquadram nestas três situações podem fazer o cadastro biométrico depois das eleições de outubro deste ano, sem prejuízo do seu direito de votar.

ícone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Ícone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento ao público externo
De segunda a sexta-feira
De 7h30 às 13h30