Biometria: 60% dos eleitores não comparecem no dia agendado

Uma média de 60% dos eleitores de Cuiabá, Várzea Grande e Sinop, que agendam atendimento para a fazer a revisão dos dados com biometria, não comparecem no dia e horário reservados.

Agendamento Biometria 2017 - Foto: Alair Ribeiro/TRE-MT
Diariamente, uma média de 60% dos eleitores de Cuiabá, Várzea Grande e Sinop, que agendam atendimento para a fazer a revisão dos dados com biometria, não comparecem no dia e horário reservados. O sistema de agendamento, que foi criado para garantir ao cidadão agilidade e comodidade no atendimento, não está sendo levado a sério pelos eleitores. A maioria tem se utilizado da ferramenta sem o devido comprometimento, o que gera prejuízos à coletividade e atrapalha a organização dos serviços.
 
Dados do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso mostram que, no dia 2 deste mês, por exemplo, dos 480 eleitores que agendaram, 220 não compareceram.  No dia seguinte a quantidade de ausentes subiu para 230.
 
Quando um cidadão agenda e não comparece, a Justiça Eleitoral deixa de atender nesse dia e horário reservado outro eleitor, que muitas vezes precisava do atendimento com urgência. É o caso da eleitora M.T.B, que preferiu não ser identificada. Ela relatou que no mês de junho precisou da Certidão de Quitação Eleitoral para obter um benefício social, mas descobriu que estava com a inscrição eleitoral irregular. "Meu título estava cancelado porque eu faltei em três eleições. Daí eu liguei no 0800 (telefone da Ouvidoria Eleitoral) para agendar meu atendimento. Falaram que meu título estava cancelado e me mandaram vir na Casa da Democracia para resolver minha situação. Tentei agendar para a mesma semana, mas a agenda de junho já estava lotada. Só tinha vaga para julho", disse a eleitora, que mesmo assim buscou a Casa da Democracia, em Cuiabá, para tentar atendimento por meio de "encaixe".
 
Para tentar diminuir o prejuízo, a Justiça Eleitoral tem promovido o "encaixe" entre um horário e outro, dos cidadãos que comparecem sem o prévio agendamento. Mas essa medida, além de tumultuar um fluxo que já estava definido por meio dos agendamentos, não impede a formação de filas e a demora no atendimento.
 
"Não queremos trabalhar com encaixes. Queremos atender cada cidadão no horário e no dia reservados. O sistema de agendamento foi criado para benefício da sociedade, que precisa utilizar da ferramenta com consciência e respeito ao próximo", ressaltou a chefe de cartório da 54ª Zona Eleitoral, Gislene Mendes Ferreira Gomes.
 
Veja os locais de atendimento:
 
Em Cuiabá:
 
O atendimento aos cidadãos e eleitores de Cuiabá acontece na Casa da Democracia, situada na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, sem intervalo de almoço.
 
Em Várzea Grande:
 
A Central de Atendimento ao Eleitor, que pertence à 20ª e à 58ª zonas eleitorais, funciona na Avenida Castelo Branco, número 47, Centro, e está aberta das 8h às 18h.
 
O espaço fica a cerca de 200 metros da Avenida do Terminal Rodoviário André Maggi e está próximo de várias agências bancárias (Caixa Econômica Federal, Bradesco e Siccob), uma agência dos correios e uma lotérica. Nestes locais, podem ser efetuados o pagamento de multas eleitorais.
 
O eleitor também pode fazer a revisão na Central de Atendimento ao Eleitor que pertence à 49ª Zona Eleitoral e está situada na Avenida Gonçalo Botelho de Campos, número 2.367, bairro: Cristo Rei. Nesta Central, o horário de atendimento é das 7h30 às 13h30.
 
Sinop
 
Em Sinop, a Revisão do Eleitorado é realizada nas duas centrais de atendimento ao eleitor instaladas no município: a central da 22ª Zona Eleitoral – situada na Rua das Grevíleas, nº 442, Setor Comercial Sul e a central da 32º ZE, instalada na Rua das Figueiras, nº 980, Setor Comercial Norte. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 08hs às 19hs, com agendamento.

Veja como agendar
 
O atendimento é realizado, exclusivamente, por meio de agendamento, que pode ser feito no Portal da Justiça Eleitoral na internet (http://www.tre-mt.jus.br/eleitor/biometria) ou pelo telefone da Ouvidoria Eleitoral 0800-647-8191.
 
Outra opção para o agendamento é acessar o portal do TRE (www.tre-mt.jus.br) e clicar no banner da biometria (fica na parte inferior da página). Na sequência, basta seguir os passos para escolher data e horário do atendimento.
 
Documentos necessários
- Documento oficial de identidade (RG, CNH, Carteira de Trabalho, Carteira Profissional, dentre outros definidos em lei);
- Comprovante de residência (conta de luz, água, telefone, boleto de IPTU, contrato de aluguel, dentre outros definidos pelo Juiz Eleitoral). Os comprovantes devem estar em nome do requerente, de seu cônjuge ou companheiro (a) ou de parente seu em linha reta consanguínea, até o 2º grau (pais, filhos, avós, netos), ou por afinidade, limitando-se, neste último caso, aos ascendentes do cônjuge ou companheiro (sogro e sogra).
- Atenção: A CNH não é aceita como documento de identificação para o alistamento (1º título). 
 
Jornalista: Andréa Martins Oliveira
ícone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Ícone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento ao público externo
De segunda a sexta-feira
De 7h30 às 13h30