TRE-MT implantará Nexus Plenário para modernizar sessões de julgamento
Novo sistema garantirá mais transparência, agilidade e integração nas sessões de julgamento, aproximando magistrados, servidores, advogados e sociedade.

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) dará um passo importante na modernização da sua gestão judiciária com a implantação do Nexus Plenário, sistema que conectará magistrados, servidores, advogados e a sociedade em um ambiente digital único, seguro e transparente. A novidade foi confirmada após visita técnica realizada pela equipe do tribunal ao TRE-RS, onde a ferramenta já está em funcionamento com bons resultados.
A presidente do TRE-MT, desembargadora Serly Marcondes Alves, destacou que o investimento em tecnologia é parte de uma estratégia para aprimorar a prestação jurisdicional. “Nosso compromisso é investir em soluções que tragam resultados práticos para a Justiça Eleitoral. O Nexus Plenário representa inovação e eficiência, mas, sobretudo, significa aproximar ainda mais a Justiça da sociedade, garantindo transparência e segurança nos julgamentos”, afirmou.
Segundo o secretário Judiciário do TRE-MT, Carlos Luanga, o sistema facilitará o trabalho dos advogados e trará ganhos de eficiência para o tribunal. “O Nexus Plenário tem uma interface moderna e transparente. O advogado poderá, por exemplo, cadastrar previamente seus pedidos de sustentação oral, preferências, enviar memoriais e até mesmo encaminhar vídeos de sustentação, tudo de forma online e segura. Além disso, o sistema se integra ao PJe e ao SEI, o que gera resultados mais rápidos no julgamento e facilita o acesso dos membros da Corte a relatórios, votos e documentos durante as sessões”, destacou.
Luanga acrescentou que o sistema está alinhado ao plano de gestão da do Tribunal permitirá ao TRE-MT gerenciar todas as modalidades de sessão: presencial, por videoconferência, híbrida e plenário virtual. “Estamos trazendo uma solução que vai otimizar o trabalho de magistrados, Ministério Público, servidores e advogados, tornando os julgamentos mais ágeis e eficientes. Outro ponto interessante é a funcionalidade de exibição em telão, que mostra em tempo real os processos julgados e os que estão em andamento, garantindo mais clareza para quem acompanha a sessão presencialmente”, reforçou.
Tecnologia
Representando da Secretaria de Tecnologia da Informação, Carlos Henrique Leite, avaliou que a implantação do Nexus Plenário será um marco para a transformação digital do tribunal. “A ferramenta é robusta, flexível e segura. Ela se adequa ao fluxo de trabalho do TRE-MT e vai proporcionar mais confiabilidade e integração entre os sistemas. É uma inovação que coloca o tribunal em um novo patamar tecnológico, pronto para atender às demandas da sociedade de forma moderna e transparente”, destacou.
Com a implantação do Nexus Plenário, a expectativa é que a Justiça Eleitoral de Mato Grosso fortaleça ainda mais a eficiência de suas atividades, assegurando julgamentos céleres, acessíveis e em sintonia com os avanços tecnológicos.
Daniel Dino
Assessoria TRE-MT