Solução do TRE-MT para Gestão de Eleição será levada como case de sucesso ao GeoTech Day 2025
Evento sobre tendências em Geotecnologias aplicadas à gestão pública será realizado no dia 18 de setembro e terá a participação do coordenador de Sistemas Eleitorais e Logísticas de Eleições do TRE-MT, Salomão de Souza Fortaleza

Os desafios logísticos da Justiça Eleitoral em Mato Grosso para as Eleições Gerais de 2026 serão apresentados na segunda edição do GeoTech Day 2025, uma realização da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MT). O tema será exposto pelo coordenador de Sistemas Eleitorais e Logística de Eleições do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), Salomão de Souza Fortaleza. Ele é um dos seis palestrantes convidados do evento, que tem como objetivo aproximar profissionais, especialistas e gestores públicos das principais tendências em geotecnologias aplicadas à gestão pública.
O GeoTech Day 2025 está marcado para esta quinta-feira (18), no auditório Cloves Vetorato, no Palácio Paiaguás, no Centro Político e Administrativo (CPA), em Cuiabá. Com o propósito de conectar a inovação tecnológica ao uso estratégico de dados, o evento busca promover um ambiente em que os servidores compreendam os dados como ferramentas de transformação, estratégia e integração. A programação é voltada exclusivamente a servidores da administração pública estadual. As inscrições são gratuitas e limitadas.
Analista judiciário com especialidade em Análise de Sistemas, Salomão Fortaleza atua à frente da logística eleitoral desde 2010, acumulando experiência e know-how na área. Ele tem a missão de gerir a logística de um estado com dimensões continentais e superar dificuldades de acesso e conectividade em algumas localidades. O projeto “Registro e Acompanhamento de Situação e das Ocorrências com Urnas Eletrônicas nas Eleições” é uma solução que viabiliza o monitoramento em tempo real e a tomada de decisões no dia da votação.
“Trata-se de um case de sucesso, uma inovação bem-sucedida em geotecnologia, que merece ser compartilhada com profissionais de outros órgãos e instituições da administração pública. A eleição é considerada o maior evento do Estado, que não se faz do dia para a noite, pois exige um planejamento minucioso em todos os aspectos. Estamos falando de um exército de servidores, um público envolvido de aproximadamente 40 mil colaboradores, sendo 32 mil apenas de mesários. Eles estão na ponta do nosso trabalho, fazendo a interface junto ao eleitor para que a votação na urna eletrônica aconteça. São capazes de nos ajudar a tornar o trabalho da Justiça Eleitoral mais assertivo”, afirma Salomão Fortaleza.
O projeto “Registro e Acompanhamento de Situação e das Ocorrências com Urnas Eletrônicas nas Eleições” já havia sido apresentado durante o Conexão GIS Governos – Cases de Tecnologias de Órgãos de Governo, evento realizado no dia 27 de agosto, que tratou do avanço do GIS (Geographic Information System) na gestão pública e do acesso a informações estratégicas, integradas e em tempo real para embasar a tomada de decisões.
O mesmo projeto também foi selecionado para compor a galeria de melhores iniciativas para premiação durante o EU ESRI 2025 – 15º Encontro de Usuários ArcGIS, o maior evento de geotecnologias do Brasil, que ocorrerá no dia 30 de setembro e será transmitido pela internet.
Jornalista: Anderson Pinho
#PraTodosVerem – A imagem mostra o coordenador de Sistemas Eleitorais e Logística de Eleições do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), Salomão de Souza Fortaleza, ao lado de um banner azul com os dizeres “BEM-VINDO! Enastic Justiça Eleitoral”. Ele veste paletó escuro e camisa clara, com um crachá pendurado no pescoço, e sorri levemente para a câmera. Ao fundo, é possível ver parte de uma porta de vidro e reflexos externos.