Unidade móvel da Justiça Eleitoral realiza atendimentos no centro de Barão de Melgaço até sexta (28)

Veículo azul adesivado do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) está estacionado em frente ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS)

Unidade móvel da Justiça Eleitoral realiza atendimentos no centro de Barão de Melgaço até sexta ...
Veículo azul adesivado do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) está estacionado em frente ao CRAS

A unidade móvel da Justiça Eleitoral está em Barão de Melgaço (distante 120 km de Cuiabá) para atendimento de eleitores no município. O veículo azul adesivado do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) está estacionado em frente ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), situado na Rua Hermenegilda de Queiroz, no Centro da cidade. Os atendimentos começaram nesta segunda-feira (24) e vão até sexta-feira (28), em horários alternados. De 25 a 27, os atendimentos ocorrem das 9h às 16h e, no dia 28, das 9h às 14h.

O foco do atendimento é o cadastramento biométrico, mas outros serviços são oferecidos: alistamento eleitoral (primeiro título), revisão de dados cadastrais, transferência de domicílio, emissão de segunda via e de guia para recolhimento de multa eleitoral. O veículo da Justiça Eleitoral Móvel (JEM) possui toda a estrutura, conforto e comodidade para atender os eleitores do município. Quatro servidores do Cartório da 38ª Zona Eleitoral, com sede em Santo Antônio do Leverger, estão na linha de frente do atendimento.

Somente na segunda-feira (24), foram realizados 56 atendimentos. Barão de Melgaço está muito próximo de atingir a meta da campanha Biometria 100%, coordenada pela Corregedoria Regional Eleitoral de Mato Grosso (CRE-MT), que estabeleceu no mínimo 98% de cobertura biométrica no Estado. No município, 96,98% dos eleitores já possuem biometria, o correspondente a 6.465 eleitores, dentro de um universo de 6.666 pessoas aptas a votar. O cartório eleitoral busca 201 eleitores sem biometria, o equivalente a 3,02% dos eleitores.

De acordo com o chefe do Cartório da 38ª Zona Eleitoral, Adriano Meireles Borba, o mutirão busca eleitores da zona urbana e oportuniza o acesso aos serviços, independentemente da situação do eleitor. “A gente vem de um trabalho contínuo, mesmo antes da campanha. Por outro lado, fomos ajudados com a revisão do eleitorado em Barão de Melgaço e em Santo Antônio de Leverger. Esperamos que a população aproveite esta oportunidade de a Justiça Eleitoral vir até eles com todos os serviços encontrados em um cartório ou posto eleitoral”, afirmou.

Unidade móvel da Justiça Eleitoral realiza atendimentos no centro de Barão de Melgaço até sexta ...
Somente na segunda-feira (24), foram realizados 56 atendimentos

Santo Antônio de Leverger

Depois de Barão de Melgaço, a unidade móvel da Justiça Eleitoral desembarca na zona rural de Santo Antônio de Leverger (distante 34 km de Cuiabá, na Região Metropolitana da Capital). O Cartório da 38ª Zona Eleitoral programou um mutirão eleitoral para o Distrito de Agrovila das Palmeiras. Os atendimentos vão ocorrer entre os dias 1º e 4 de dezembro, nas instalações da Escola Estadual Nagib Saad (localizada na Avenida Faustino Dias Neto, naquele município. Os horários de atendimento são os seguintes: 1º/12 (11h às 16h), 02 a 03/12 (9h às 16h) e, no dia 04/12, das 9h às 14h. A Agrovila das Palmeiras está localizada a cerca de 80 km da sede de Santo Antônio de Leverger, numa região de difícil acesso.

Na unidade escolar funcionam cinco sessões eleitorais, com 1.546 pessoas aptas a votar, das quais 82 eleitores e eleitoras não fizeram a biometria, de acordo com informações da Justiça Eleitoral. Embora os atendimentos ocorram na Agrovila das Palmeiras, a Justiça Eleitoral quer atrair eleitores de outras duas comunidades próximas dali: Pontal do Glória e Santana do Taquaral.

As localidades juntas representam um eleitorado de 551 eleitores, sendo que 31 ainda não possuem biometria. Em Santo Antônio de Leverger, 96,25% dos eleitores já possuem biometria, o correspondente a 16.324 eleitores, dentro de um universo de 16.960 pessoas aptas a votar. O cartório eleitoral busca 636 eleitores sem biometria, o equivalente a 3,75%.

Estrutura e atendimento

Para receber atendimento, basta apresentar um documento oficial com foto, nav versão física ou digital. No mutirão, o eleitor ou a eleitora sai com o título em mãos e recebe orientação para baixar o título digital (com foto) por meio do aplicativo e-Título. Em casos de alistamento, transferência ou mudança de domicílio, é necessário apresentar um comprovante de endereço. Qualquer eleitor ou eleitora pode ser atendido em mutirões ou ações da Justiça Eleitoral em qualquer parte de Mato Grosso — não é necessário votar no local ou residir na cidade onde a ação é realizada.

Biometria

A biometria é um processo de identificação por meio das impressões digitais, coletadas e armazenadas pela Justiça Eleitoral. É pessoal e intransferível, garantindo que cada eleitor vote apenas uma vez e evitando que alguém se passe por outra pessoa no momento da votação. Representa um avanço tecnológico que fortalece a segurança e a inclusão no processo de votação. Ela impede a duplicidade no cadastro, assegura a autenticidade do eleitor, garante agilidade na identificação, reduz filas, otimiza o tempo de votação, promove acessibilidade e aumenta a confiabilidade dos resultados das eleições.

Jornalista Anderson Pinho

Crédito da foto: Divino Alexandre de Sousa

#PraTodosVerem – A primeira imagem mostra um ônibus azul da Justiça Eleitoral de Mato Grosso estacionado em uma rua de terra, equipado como unidade móvel de atendimento. O veículo exibe informações sobre serviços eleitorais e a campanha de biometria, cercado por cones de sinalização. Ao fundo, há uma casa simples onde funciona o CRAS e uma moto estacionada, sob um céu parcialmente nublado. A segunda imagem mostra várias pessoas sentadas em cadeiras plásticas brancas, dentro do CRAS, aguardando atendimento em uma área coberta e ampla.

ícone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Ícone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento: Dias úteis - 7h30 às 13h30.