Palestra online sobre letramento racial no serviço público ocorre nesta segunda (24); inscrições ainda estão abertas
Mobilizada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ação educacional está alinhada ao Dia Nacional da Consciência Negra, celebrada no dia 20 de novembro

Em razão da celebração do Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro, o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) incentiva servidores e servidoras a participarem da palestra “Letramento Racial no Serviço Público”, proferida pela professora Ynaê Lopes dos Santos. A ação educacional, organizada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ocorre nesta segunda-feira (24.11), das 15h às 16h (horário de Brasília), em formato online pela plataforma Teams. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até uma hora antes do evento, às 13h (horário de MT). Para se inscrever, clique aqui.
A palestra busca atender à necessidade do enfrentamento ao racismo estrutural e institucional. Dessa forma, a Justiça Eleitoral procura valorizar a diversidade e promover a equidade racial no serviço público, além de estimular uma cultura de reconhecimento e respeito às diferenças. Para os(as) servidores(as) do Tribunal, a iniciativa é uma oportunidade de refletir sobre seu papel na desconstrução de práticas discriminatórias.
A presidente do TRE-MT, desembargadora Serly Marcondes Alves, reforça o compromisso da Justiça Eleitoral com um ambiente de trabalho mais justo e consciente. “Iniciativas como esta nos convidam a ampliar nossa percepção sobre desigualdades ainda presentes na sociedade e a reconhecer o impacto das nossas atitudes no cotidiano institucional. Que este momento de aprendizado fortaleça nosso empenho em construir relações mais respeitosas, ampliar oportunidades e assegurar que cada pessoa seja tratada com dignidade no serviço público”, destacou.
Palestrante
Ynaê Lopes dos Santos é pesquisadora e especialista em História da Escravidão nas Américas, Relações Raciais e História da População Negra no Brasil; doutora, mestra e bacharel em História Social pela Universidade de São Paulo (USP); professora adjunta de História da América na Universidade Federal Fluminense (UFF); atua no Programa de Pós-Graduação em História (PPGH-UFF); bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq; vice coordenadora do Grupo de Trabalho Afro-Américas da Associação Nacional de História (ANPUH); e é autora dos livros “Além da Senzala” e “História da África e do Brasil Afrodescendente”.
Estagiária: Laís Guilherme (supervisão do jornalista Anderson Pinho)
#PraTodosVerem: A imagem mostra a fachada do prédio do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) em um dia ensolarado. O edifício é grande, de vários andares, com detalhes arquitetônicos em amarelo e estruturas brancas. Na parte superior, aparece a identificação “Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso”. Em frente ao prédio há bandeiras hasteadas, algumas palmeiras e plantas ornamentais. Um portão metálico branco compõe a entrada.

