TRE-MT realiza mutirões em distritos e comunidade rural de Nova Canaã do Norte
Foco dos atendimentos, que ocorrerá de 06/08 a 08/08, será o cadastro biométrico do eleitorado, pois o índice do município está em 86,42%

Com o objetivo de ampliar o acesso dos cidadãos e cidadãs aos serviços eleitorais, a 23ª Zona Eleitoral promoverá mutirões de atendimento externo em dois distritos e em um projeto de assentamento, pertencentes ao município de Nova Canaã do Norte. Os serviços serão oferecidos entre os dias 06 e 08 de agosto, sempre das 9h às 16h.
Os atendimentos terão início nesta quarta-feira (06.08), na Escola Municipal Ouro Branco, localizada no distrito de Ouro Branco. O local fica a 45 km de Nova Canaã do Norte, onde há um posto de atendimento da Justiça Eleitoral. Atualmente, 1.358 eleitores e eleitoras estão aptos a votar neste local, dos quais 1.188 já cadastraram a biometria.
Na quinta-feira (07.08), o mutirão segue para a Escola Municipal São Manuel, no distrito de Colorado do Norte, que fica a 75 km do município, e possui o total de 1.054 eleitores e eleitoras aptos. Deste montante, 862 já fizeram a biometria.
Encerrando os atendimentos, a equipe do Cartório do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) chega à Escola Municipal Novo Paraíso, no projeto de assentamento Veraneio, a 32 km de Nova Canaã do Norte, na sexta-feira (08.08). Lá, há 819 pessoas aptas ao voto, das quais 699 possuem cadastro biométrico. Em todos os locais, o acesso é por estrada de terra.
O foco do mutirão é o cadastramento biométrico, já que dos quatro municípios integrantes da 23ª Zona Eleitoral, Nova Canaã do Norte é o que apresenta o índice mais baixo de cobertura biométrica: 86,42%. Isso quer dizer que, do total de 10.439 pessoas aptas ao voto, 9.021 já fizeram a biometria, faltando apenas 1.418 pessoas.
A iniciativa busca facilitar o acesso da população que reside em áreas mais distantes da sede do município, contribuindo para a regularização do cadastro eleitoral e para o fortalecimento da cidadania, como ressalta a juíza da 23ª Zona Eleitoral, Paula Tathiana Pinheiro. “O mutirão a ser realizado na zona rural de Nova Canaã do Norte tem como objetivo a regularização, a transferência, a emissão do primeiro título de eleitor e o cadastramento biométrico, em atendimento ao Plano Estratégico desenvolvido para a realização de ações coordenadas, eficientes e adaptadas à realidade local, conforme determinação da atual Corregedoria-Geral Eleitoral. Espera-se, com isso, que haja um aumento do percentual de eleitores com biometria cadastrada, elevando-se a média da 23ª Zona Eleitoral”.
Ela lembrou que os demais municípios pertencentes à ZE já superam mais de 90% do índice de cadastramento biométrico. “Por isso, convidamos toda a população canaense para esse importante trabalho, mediante o qual podemos conferir maior segurança na identificação do eleitorado”, acrescenta a juíza eleitoral.
Outros serviços
Além do cadastro biométrico, a população poderá realizar alistamento eleitoral (confecção do 1º título), transferência de domicílio eleitoral, revisão de dados cadastrais, consultas e quitação de multas eleitorais.
A Justiça Eleitoral orienta que, caso não seja possível emitir o título no momento do atendimento, o eleitor ou eleitora poderá acessar o documento de forma digital por meio do aplicativo e-Título, disponível nas plataformas iOS ou Android, ou pelo AutoAtendimento, no site.
Jornalista: Nara Assis
#PraTodos Verem: A imagem é um cartaz informativo do "Mutirão da Justiça Eleitoral" que será realizado nos dias 6, 7 e 8 de agosto de 2025, das 9h às 16h, no município de Nova Canaã do Norte (MT), incluindo os distritos de Ouro Branco, Colorado do Norte e o projeto de assentamento Veraneio. O material destaca os serviços oferecidos, como cadastramento biométrico, alistamento eleitoral (1º título), transferência de endereço, revisão eleitoral e emissão de guias para quitação de multas. Também orienta o cidadão a levar documento oficial com foto e comprovante de endereço. O cartaz tem fundo colorido em amarelo e azul, com destaque para um homem sorridente e a identidade visual da campanha “Biometria 100%”.