Eleições dos Conselheiros Tutelares: Justiça Eleitoral de MT promove treinamento de mesários
O objetivo é garantir uma eleição eficiente e bem administrada para a escolha dos conselheiros tutelares em todo o Estado.

A Justiça Eleitoral de Mato Grosso iniciou, este mês, o treinamento de manuseio das urnas eletrônicas para os cidadãos que irão atuar como mesários e multiplicadores nas Eleições Unificadas dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCAs), marcadas para o dia 1º de outubro, ocasião em que serão eleitos os conselheiros tutelares em todo o Estado. Esses treinamentos serão realizados por todas as zonas eleitorais do Estado, em seus respectivos municípios, seguindo um cronograma específico.
Nesta segunda-feira (25/09), aconteceu na Casa da Democracia o treinamento de 60 cidadãos que atuarão como mesários em Cuiabá. Eles também serão multiplicadores do conhecimento adquirido com os demais mesários da capital.
Durante o treinamento, são compartilhadas instruções detalhadas sobre os procedimentos a serem adotados no dia da eleição. Isso inclui desde a montagem das urnas e cabines até a impressão da zerésima, o preparo da urna para cada votação e, ao final da votação, a impressão do boletim de urna. Além disso, são enfatizadas informações sobre quem tem direito a votar e orientações para lidar com qualquer problema no funcionamento dos equipamentos.
A responsabilidade da Justiça Eleitoral na realização dessa eleição extraoficial envolve o empréstimo das urnas e cabines de votação, bem como o suporte fundamental ao treinamento de mesários. Além disso, a Justiça Eleitoral oferece assistência na véspera e no dia da eleição, garantindo o funcionamento perfeito das urnas eletrônicas. Já a parte legal e logística das eleições ficam a cargo do CMDCA, demonstrando uma colaboração exemplar entre as entidades. Compete ao Ministério Público Estadual fiscalizar todo o processo.
Esta é a segunda vez que urnas eletrônicas são utilizadas nas eleições dos conselheiros tutelares em Mato Grosso, no entanto, é a eleição com o maior número de urnas eletrônicas utilizadas. No dia 11 de setembro, a Coordenadoria de Sistemas Eleitorais do TRE-MT realizou com sucesso a carga de mais de mil urnas eletrônicas, inserindo os dados dos conselheiros e eleitores aptos a votar. Todos os equipamentos foram testados e devidamente lacrados, garantindo a segurança e a transparência do processo eleitoral.
Dos 141 municípios de MT, 98 farão uso das urnas eletrônicas para a escolha dos seus conselheiros tutelares e 36 optaram pelo uso da urna de lona. Até esta segunda-feira, 7 municípios ainda não solicitaram ao Tribunal nenhum tipo de apoio para a realização do pleito.
A desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, destacou a importância desse trabalho desenvolvido pela Justiça Eleitoral, especialmente o treinamento ministrado. "Este treinamento é essencial para garantir a condução eficiente e justa das eleições dos conselheiros tutelares. A Justiça Eleitoral está empenhada em assegurar que mesmo eleições de menor escala sejam realizadas com integridade e transparência”.
Jornalista: Andréa Martins Oliveira
#PraTodosVerem: Imagem de fundo cinza claro com quadriculados no formato transparência, contendo na parte superior uma faixa azul com a palavra: ELEIÇÕES EXTRAOFICIAIS e na parte central à direita outra faixa azul com os dizeres: TREINAMENTO DE MANUSEIO DAS URNAS ELETRÔNICAS. Ao lado dessa faixa à esquerda uma foto do treinamento sendo ministrado no auditório da Casa da Democracia para os mesários que irão atuar em Cuiabá.