TRE-MT cria novo local de votação na Aldeia Ulupuwene

A medida torna o voto mais acessível a mais de 100 indígenas, que antes precisavam percorrer 160 km

TRE-MT CRIAÇÃO DE LOCAL INDÍGENA GAÚCHA DO NORTE

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) criou um novo local de votação na Escola Indígena Municipal Ulupuwene, que fica na Aldeia Ulupuwene, dentro da Terra Indígena Batovi, localizada na zona rural do município de Gaúcha do Norte. A medida contempla mais de 100 indígenas da etnia waurá que, até o momento, precisavam percorrer cerca de 160 km para votar.

 

A decisão foi assinada pela juíza da 57ª Zona Eleitoral, com sede em Paranatinga, Luciana Braga Simão Tomazetti, e foi fundamentada levando em consideração a existência de estrutura pública adequada para funcionamento de local de votação e a distância da aldeia até o centro urbano de Gaúcha do Norte, totalizando aproximadamente 160 km. “Nas eleições anteriores, o acesso ao voto envolvia uma complexa logística de buscar os eleitores indígenas nas aldeias e fornecer alimentação na cidade que, por sua vez, em função de se tratar de município pequeno, apresenta algumas dificuldades com relação a fornecedores de alimentos”.

 

De acordo com o chefe da Coordenação Técnica Local em Paranatinga da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Yuminara Baruzzi Waura, ressaltou que a criação do local de votação atende ao pedido da comunidade. “O pessoal fez um pedido para mim e eu fiz um levantamento para ver a quantidade de eleitores. Eles queriam que fosse criado o local de votação aqui na escola da aldeia porque, a cada ano eles enfrentam a dificuldade de deslocamento até a cidade, na verdade, de transporte e de alimentação. Eu avisei o pessoal sobre a decisão da Justiça Eleitoral e eles ficaram muito felizes, porque é uma conquista para nós aqui”.

 

A aldeia Ulupuwene receberá um mutirão de atendimentos da Justiça Eleitoral, no próximo dia 12 de novembro, das 8h às 15h. A iniciativa faz parte de uma série de mutirões realizada pela 57ª Zona Eleitoral, que terá início nos dias 07 e 08 de novembro, na Aldeia Waurá. Os atendimentos também ocorrerão na Aldeia Kamayurá, nos dias 09 e 10 de novembro e, no dia 11 de novembro, na Aldeia Yawalapiti. Após a Aldeia Ulupuwene, a série de mutirões segue para a Aldeia Kuikuro, onde a atividade será encerrada, nos dias 13 e 14 de novembro.

 

Jornalista: Nara Assis

 

#PraTodosVerem: Foto da Escola Indígena Municipal Ulupuwene, na aldeia, cuja estrutura é formada por paredes e palha na parte de cima, utilizada nas ocas indígenas. Ao redor, aparece a paisagem da aldeia, com árvores, chão batido e o céu azul ao fundo.

ícone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Ícone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento: Dias úteis - 7h30 às 13h30.