TRE-MT participa do 1º Encontro Nacional de Bibliotecas do Poder Judiciário

Evento debateu fortalecimento da memória institucional

TRE-MT ENCONTRO NACIONAL DE BIBLIOTECAS

As boas práticas de gestão de Bibliotecas do Poder Judiciário, inovações e arquitetura da informação foram alguns temas abordados durante o 1º Encontro Nacional de Bibliotecas do Poder Judiciário. O evento foi realizado nos dias 16 e 17 de março, na Escola de Magistratura Federal da 1ª Região, em Brasília (DF).

 

A chefe da Seção de Biblioteca e Editoração do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT), Lener Aparecida Galinari, participou do encontro. “Foi uma iniciativa relevante que reuniu bibliotecas judiciárias para o fortalecimento da memória institucional e patrimônio bibliográfico, permitindo compartilhar boas práticas e subsidiando iniciativas de gestão de informações por meio de novas tecnologias, inovações e projetos estratégicos", avaliou.

 

A solenidade de abertura, no dia 16, contou com a presença do desembargador federal Ney de Barros Bello Filho (TRF1), da conselheira Salise Monteiro Sanchotene (CNJ), juiz federal Ilan Presser (TRF1), juiz Carlos Alexandre Böttcher (TJSP) e Marília Mello (TRF1).

 

As palestras abordaram os seguintes temas: “A Biblioteca de Babel: conhecimento e poder no Judiciário”; “O futuro das Bibliotecas”; “Discussões sobre organização de bibliotecas digitais”; “Patrimônio Documental e Histórico no contexto das Humanidades Digitais”; “Bibliotecas jurídicas como espaços de defesa dos direitos humanos”; “A colaboração entre Laboratório de Inovação e Biblioteca”;  

 

Já os painéis apresentaram discussões sobre: “Boas Práticas de Gestão de Bibliotecas no Poder Judiciário”, a partir das gestões de biblioteca do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) e do Supremo Tribunal Federal (STF); “Biblioteca digital jurídica não tradicional: outras informações jurídicas e legislativas e suas formas de tratamento e apresentação” e “Métricas em repositórios digitais”; “Inovações nas redes de bibliotecas e de informação do Poder Judiciário” e “Arquitetura da informação no desenvolvimento de coleções em softwares de Bibliotecas Digitais”; “As Bibliotecas Judiciais e a Agenda 2030: Universalidade e aplicabilidade” e “Coleções especiais e a preservação de memória em bibliotecas”; “Inovação em Governo. HUBJUS” e “Benchmarking: Bibliotecas inovadoras pelo mundo”; “Inteligência artificial para Bibliotecas” e “Perspectivas da aplicação do aprendizado de máquina em bibliotecas: uma revisão sistemática de literatura”; “Apresentação do Diagnóstico das Bibliotecas do Poder Judiciário. Discussão sobre o II ENABIJUD e a Rede BIBLIOMEMOJUS”.

 

A programação do 1º Encontro Nacional de Bibliotecas do Poder Judiciário teve ainda visitas técnicas às Bibliotecas da Câmara dos Deputados, do STF e do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

 

Jornalista: Nara Assis 

 

#PraTodosVerem: Foto em que aparecem os integrantes da mesa de debate no Encontro Nacional de Bibliotecas do Poder Judiciário. Na frente da mesa tem uma faixa com a marca e nome do evento, além das marcas dos apoiadores. Atrás da mesa tem um telão com a marca e informações do encontro.

ícone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Ícone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento ao público externo
De segunda a sexta-feira
De 7h30 às 13h30